quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sisu/ UFMA 2012.

Imperatriz - Os estudantes que fizeram o Enem 2011 e ainda não conseguiram uma vaga no Ensino Superior poderão concorrer às vagas que serão ofertadas pela UFMA no 2º semestre de 2012. Serão 2.668 vagas em todos os cursos dos oito campi da Universidade Federal do Maranhão. Para o campus de Imperatriz serão 396 vagas em oito cursos.

O edital nº. 64/2012 que regulamenta o ingresso na UFMA, em 2012.2, já foi divulgado pela Universidade. A novidade deste edital, em relação é quanto ao acesso de índios e pessoas com deficiência.

Índio e Deficientes
Por meio do decreto nº 3.298/1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto nº 5.296/2004, índios e pessoas com deficiência poderão se inscrever até na 3ª lista de espera do Sisu, que será presencial. Antes, índios e pessoas com deficiência só podiam participar até a 2ª chamada da lista de espera do Sisu e, caso não comparecessem, as vagas destinadas a eles eram incluídas no quadro de vagas universal, fora do sistema de cotas.

Essa mudança foi uma iniciativa da Universidade para atender a uma reivindicação, que se mantinha desde a última seleção e era liderada por alunos, professores e lideranças indígenas. Segundo a professora do curso de pedagogia do campus da UFMA de Imperatriz, Glória Freitas, o pedido de alteração do edital foi feito depois que 49 vagas, que eram destinadas para índios, deixaram de ocupadas por indígenas porque pessoas não índias se inscreveram. No ato da inscrição não é pedida a comprovação da etnia indígena; a documentação só é exigida na 3ª chamada, que é presencial. Porém, até a última seleção, as vagas da cota para índios só se mantinham até a 2ª chamada, como os não índios não tinham o documento da Fundação Nacional do Índio (Funai), as vagas eram colocadas na reserva universal.

A mudança, para índios e pessoas com deficiência, chega como um avanço no programa de inclusão de cotistas na UFMA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário