Até a metade do século passado, eram chamados de gaúchos, os aventureiros, ladrões de gado e malfeitores, haraganos, gaudérios, vagabundos, homens sem lei, que viviam nos campos. No início, quando toda a atividade se resumia à extração do couro do gado selvagem, os habitantes do Pampa eram designados como guaxos, palavra que significava couro cru. Até a metade do século passado o termo gaúcho era depreciativo, aplicado aos mestiços de espanhol, português e indígena.
Veja o que mais se comemora hoje:
Dia de Santo André Kim e São Paulo Chong
Se, ao menor acaso, vocês souberem qualquer informação mais completa sobre esses santos reservistas, por favor enviem-na para nós; são incríveis singularidades que pouco a pouco vamos aprendendo.
Dia de Santo Eustáquio
Lembramos hoje o Dia de Santo Eustáquio e seus Companheiros, Mártires; Santas Felipa, Fausta, Cândida e Susana; Beato Francisco de Posada.
Dia do Coletor de Lixo.
Dia do Funcionário Público Municipal
Hoje é dia do funcionário público municipal, havendo também homenagens aos funcionários públicos estadual e federal, porém em dias distintos entre si.
Dia do Papeleiro
LEI Nº 13.045, DE 03 DE JUNHO DE 2008 (Projeto de lei nº 560, de 2006, do Deputado Luis Carlos Gondim - PPS) Institui o "Dia do Papeleiro" Papeleiros - homem que trabalha no papel (profissão). Fonte: http://www.al.sp.gov.br/legislacao/norma.do?id=77812 Poema do papeleiro. Hoje é o dia do Papeleiro Em todo território brasileiro. Ele tem um carinho considerável Por esse material reciclável. Ele passa sem fazer alarde A cada final de tarde Para o papel recolher E assim conseguir vender. Toda caixa de papelão Tem pra ele muita razão Pois gera o seu ganha pão. Numa carroça ou num carrinho Vai trabalhando com carinho Tendo orgulho da profissão.
Fonte: Que dia é hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário