quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Vereadores protocolam o pedido de retirada de intérpretes e tradutores de Libras e Braile da terceirização

Vereadores mostram emendas que serão votadas para retirada da lista de exclusão de terceirização.
(Foto: Sidney Rodrigues) 
Imperatriz - Na manhã desta quarta-feira (18), a comunidade surda esteve na Câmara Municipal de Vereadores para assistir a votação de emendas propostas por parlamentares no projeto enviado pelo executivo e para mostrar seu repúdio contra a terceirização dos cargos de intérpretes, tradutores, instrutores de libras e, também, os de braile, suas exclusões dos concursos e sua extinção dos cargos dos quadros da prefeitura. O ministério público, na pessoa do titular da promotoria de defesa do idoso e da pessoa com deficiência, Joaquim Júnior, esteve presente para acompanhar e garantir os interesses da comunidade surda.

O presidente da Câmara, José Carlos Soares, informou que as emendas estão tramitando nas comissões e que irão ser votadas o mais rápido possível, mas que não aconteceria na manhã desta quarta por que a Câmara obedece os tramites legais, cumprindo o regimento e a Lei Orgânica, para que não hajam vetos ou anulações, prejudicando os próprios interessados. Além disso, não havia quorum suficiente para votação, mas os votos pela retirada da lista de extinção e terceirização já são suficientes e garantem a permanência dos profissionais nos quadros do município. Ainda na última terça, os vereadores estiveram reunidos na sala das comissões o dia todo para deliberar e resolver todas as pendências ligadas a esse assunto.

Protocolada
Por falta de quorum para realizar a ordem do dia, a sessão foi encerrada antecipadamente, o que não agradou os vereadores de oposição, que estavam em discussão na sala das comissões, este sendo o motivo de suas ausências do plenário. - Mais uma vez a base do governo municipal quer comandar a Câmara. Enquanto estávamos discutindo assuntos pertinentes com os interessados e o promotor Joaquim, encerraram a sessão”, disse Bebé Taxista, que juntamente com Ricardo Seidel, Ditola, Carlos Hermes, Pedro Gomes, Aurélio e Sgt Adelino protocolaram junto com a comunidade surda a emenda na lei da terceirização, retirando da lista os cargos de intérprete, instrutor, tradutor de libras e ledor, tradutor, transcritor e revisor de braile, bem como professores de educação especial lotados na secretaria municipal de educação, que não mais serão alcançados pelo regime de trabalho terceirizado.

A comunidade surda não quer essa terceirização. Já retiramos o quesito da extinção desses cargos e agora estamos também retirando eles da terceirização. Protocolamos hoje as emendas como o presidente da casa e aguardamos a votação que deve acontecer nesta quinta”, informou Ricardo Seidel.

O sentimento das pessoas surdas e dos profissionais era de revolta, mas também de vitória pela conquista da retirada dos cargos da lista de extinção e terceirização.

Texto: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário