quarta-feira, 22 de julho de 2015

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 22 de julho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
22 de julho de 2015

Mudança
Nos últimos anos, dois grupos do PSB de Imperatriz vinham brigando pelo comando do partido. Nem um, nem outro. A Executiva Estadual resolveu dar cara nova à sigla na cidade, formando outra Comissão Provisória. Parte dos ex-integrantes era ligada à administração municipal. Como presidente ficou Roseane Vicentini de Moraes, ex-candidata a deputada e que tinha como base eleitoral o município de Açailândia. Atualmente é chefe de gabinete do Maranhão do Sul do senador Roberto Rocha, que está abrindo um escritório em Imperatriz. Também fazem parte da Comissão Provisória Ronaldo Ferreira Costa (vice-presidente), Maria Aparecida Evangelista de Barros (primeira secretária), Cleia Coutinho da Mota Araújo (secretária geral), Michelângela Barros Vieira (secretária de Finanças), Paulo Henrique Aragão Catunda (secretário de Mobilização) e Francildo Pereira do Nascimento (secretário de Organização). O PSB quer ter participação de destaque nas eleições de 2016, e não como um mero coadjuvante. O encontro estadual no final do mês de agosto reunirá todas as direções municipais.

Própria
O deputado Luciano Leitoa, presidente do PSB no Maranhão, observou que uma das orientações nacionais do PSB, no que diz respeito à sucessão municipal em 2016, é que o partido tenha candidatura própria nas capitais onde existam condições reais de disputa. Ele destaca que em São Luís, conforme levantamento interno do partido, alguns nomes se apresentaram como viáveis à disputa, a exemplo do senador Roberto Rocha e do deputado Bira do Pindaré. Desta forma, deliberou-se que, em caso de haver candidatura própria, os membros do partido ocupantes de cargos no governo municipal deveriam disponibilizá-los ao prefeito. Todavia, este assunto ainda será submetido às discussões posteriores pelo novo comando da sigla na capital.

Mais asfalto
O governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, estão ultimando preparativos para anunciar mais obras para Imperatriz, entre elas a segunda etapa do Programa Mais Asfalto. Nessa etapa não haverá recapeamento. Serão beneficiadas ruas sem pavimentação, e todas de bairros da periferia.

Intercâmbio
Ontem foi lançado o programa Cidadão do Mundo para possibilitar que jovens possam ter experiência de intercâmbio em outros países. Segundo o governador Flávio Dino, pelo programa serão disponibilizadas 100 vagas neste ano para jovens entre 18 e 24 anos estudarem idioma em outro País. “Com o Cidadão do Mundo, queremos capacitação bilíngue para os jovens como caminho para qualificar produção científica e empregos”, destacou o governador.

Olha aí!
Revela-se que um vereador teria confessado que todo o grupo liderado pelo deputado estadual Antonio Pereira (DEM) vai apoiar o candidato que for indicado pelo governador Flávio Dino.

Minirreforma
O Senado vai analisar projeto de lei da Câmara sobre a minirreforma eleitoral. O Projeto de Lei da Câmara (PLC 75/2015), aprovado na última terça-feira (14) pelos deputados, trata de vários temas, como limite para doações de empresas, tempo gratuito de TV e prazo de campanha. Na quarta-feira (15), o Senado recebeu o projeto, mas só deverá ser analisado pelos senadores em agosto, quando a Comissão Temporária da Reforma Política retomará seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário