segunda-feira, 5 de julho de 2021

Em nota, Prefeitura esclarece sobre aplicação de vacinas para Covid 19



Imperatriz - A Prefeitura de Imperatriz esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina AstraZeneca em Imperatriz. Levantamento do portal de notícias aponta que 47 doses dos lotes:  4120Z005 e 4120Z025 teriam sido aplicadas vencidas aqui na cidade.  No entanto, o lote 4120Z005 com vencimento para 14 de abril chegou dia 03 de fevereiro em Imperatriz (conforme nota a baixo) e as doses foram todas aplicadas até 28 de fevereiro de 2021 em trabalhadores de saúde, paciente dialítico e paciente oncológico. Portanto, DENTRO do prazo de validade. 


Já o lote 4120Z025 com vencimento para 04 de junho chegou em Imperatriz dia 25 de fevereiro (ver nota fiscal a baixo) e as doses foram aplicadas ainda em março. 


Assim sendo, NENHUMA DOSE foi aplicada vencida em Imperatriz. O que está ocorrendo é inconsistência de dados no sistema, por falha de digitação. 

Outro ponto a observar é que alegam 45 doses vencidas do lote 4120Z005 e duas 
do lote 4120Z025 - o que seria impossível, haja vista que os frascos da vacina AstraZeneca são de 10 doses. Como teriam sido aplicadas apenas 45 vencidas de um lote e 02 de outro se todos os frascos foram esvaziados? 

⚠️Salientamos ainda que todos os lotes utilizados encontravam-se com a data de validade dentro do prazo.

⚠️A Secretaria de Saúde tem controle interno que verifica ao receber todos os detalhes das vacina, inclusive data de validade. E lembramos ainda que as doses quando chegam são aplicadas de imediato. 

⚠️É importante ressaltar que faz-se necessário fazer a checagem correta dos fatos antes de se publicar. É irresponsável a publicação uma notícia como essa, sem a devida apuração, pois causa alvoroço na população e incita revolta na população.

Texto: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário