quarta-feira, 1 de julho de 2015

Vereador afirma que recadastramento biométrico não é satisfatório

Vereador, Rildo Amaral.
Imperatriz – Ao usar a Tribuna, durante a última sessão do 5º Período Legislativo, ontem, terça-feira (30), o vereador Rildo Amaral (SDD), demonstrou preocupação com o sistema de recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que está em funcionamento na cidade. Segundo ele, o sistema não vai conseguir em tempo hábil recadastrar os 166 mil eleitores de Imperatriz, com a estrutura atual. São 166 mil eleitores só de Imperatriz, para se recadastrar em apenas cinco meses. Contando os dias úteis, são 110 dias. Temos uma média em torno de mil e 600 pessoas por dia. O atendimento feito é de 100 por dia, e isso quando o sistema funciona.”

O vereador questionou o tempo de atendimento que é de 15 a 20 minutos, quando o eleitor é alfabetizado e não possui nenhuma dificuldade; o número de postos de atendimento e de funcionários, que segundo ele são insuficientes. Mas não faltam só pessoas, falta também estrutura. Se for nesse ritmo não vamos chegar a 50 mil pessoas cadastradas, o que significa menos de 1/3 do eleitorado de Imperatriz. A sugestão é que o TRE - São Luís venha prestar esclarecimentos pessoalmente, para a sociedade. Tem que ser exigido respeito com os eleitores.  Como vamos ter o direito à cidadania? Como vamos fazer com que 166 mil eleitores se cadastrem em cinco meses?

Rildo pediu que a mesa diretora encaminhasse para São Luís, um documento solicitando explicações sobre o que vai ser disponibilizado para Imperatriz, nas questões de computadores e de pessoal, para que “se evite o caos no recadastramento”. Ele finalizou agradecendo pelo término de mais um período de trabalho, definindo como um momento de aprendizado sua convivência junto aos 21 vereadores. “Me sinto orgulhoso em dividir o parlamento com todos vocês.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário