quinta-feira, 2 de julho de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 2 de julho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
2 de julho de 2015

Pesquisa
Como não poderia deixar de ser, ontem o assunto predominante nas conversas de políticos e “articulistas” foi a pesquisa da Escutec, publicada pelo jornal O Estado do Maranhão, sobre a intenção de votos para prefeito de Imperatriz. Alguns contestaram os números, outros acharam normais. É bom observar que ainda estamos há mais de um ano das eleições. Quem está na frente não pode soltar foguete e quem está atrás não deve esmorecer. A campanha só começa em julho do próximo ano. Em junho são as convenções. Portanto, muito tempo para que um cenário possa ser mudado. Não é novidade Ildon Marques estar na frente. Foi 10 anos prefeito e no ano passado disputou o mandato de deputado federal. Rosângela Curado, em segundo lugar, também há muito vem massificando o seu nome, tendo disputado uma eleição municipal e outra para deputada federal. O delegado Assis Ramos, terceiro colocado, passou quatro anos na Delegacia Regional de Imperatriz, com parte da imprensa passando todo esse tempo dizendo que ele foi o melhor delegado regional da história. Portanto, não foi surpresa, embora alguns achem que o percentual de 15% foi muito alto. O secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, aparece com 1,3%. Mas isso não preocupou os aliados. Lembram que ele ainda é pouco conhecido nos bairros e que nem disse ainda  que será candidato a prefeito. Acreditam que, com apoio de Flávio Dino e Sebastião Madeira, tem  reais chances de vencer o pleito. Lembram também que muitos candidatos começaram com 1% e terminaram vencendo. É aguardar.

Números
No primeiro cenário, Ildon Marques (PMN) aparece com 35,2% das intenções de votos, contra 26,7% de Rosângela Curado (PDT); 15,4% de Assis Ramos (sem partido); 8,5% do Pastor Porto (PPS), e 1,3% de Clayton Noleto (PCdoB).

Câmara
A Câmara Municipal de Imperatriz divulgou o relatório das atividades referentes ao 5º período da 17ª Legislatura, encerrado na última terça-feira. Foram 44 sessões ordinárias; 12 tribunas populares; 13 audiências públicas; 266 indicações; 27 projetos de leis, sendo 18 do Legislativo e 9 do Executivo; 3 projetos de resolução; 19 projetos de Decreto Legislativo; e 7 Moções de Aplausos.  

Água
O presidente da Caema, Davi Telles, e o secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, inauguraram o sistema de abastecimento de água do Parque Amazonas, beneficiando 12 mil pessoas.  Durante o seu discurso,  Davi Telles afirmou que “se não fosse o trabalho extraordinário do secretário Clayton Noleto, não teríamos condições de trazer água para os bairros de Imperatriz”.  

Contra e a favor
Dos 18 deputados federais do Maranhão, nove votaram  a favor da PEC da redução  da maioridade penal e oito votaram contra. O deputado Victor Mendes não compareceu à votação. Foram favoráveis à PEC Aluisio Mendes, João Castelo, José Reinaldo, Juscelino Filho, Cléber Verde, Hildo Rocha, Alberto Filho, André Fufuca e Júnior Marreca. Votaram contra Eliziane Gama, Zé Carlos, Pedro Fernandes, Sarney Filho, Rubens Júnior, Weverton Rocha, João Marcelo e Waldir Maranhão.

Cotas
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial, promove o evento “Audiência Pública sobre Cotas nos Concursos Públicos Estaduais”, nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Imperatriz. Haverá a participação da classe política, empresarial, imprensa e movimentos sociais da região tocantina. Das audiências deverão surgir mais propostas para o enriquecimento do Projeto de Lei a ser apresentado à Assembleia Legislativa pelo governador Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário