terça-feira, 28 de julho de 2015

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 28 de julho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
28 de julho de 2015

2016 na pauta
O PCdoB do Maranhão começa a se preparar para as eleições municipais de 2016. No final de semana houve uma reunião do partido, em São Luís. De Imperatriz, estiveram presentes Clayton Noleto, presidente local do PCdoB, e os vereadores Adonilson Lima e Carlos Hermes. No próximo mês, acontecerão os fóruns  municipais do PCdoB na região, culminando com o Fórum Regional em setembro, em Imperatriz. Em todos os municípios, serão ouvidos os aliados do governador Flávio Dino nas eleições de 2014. O partido buscará um consenso. Nenhuma pré-candidatura da sigla comunista será lançada sem a chancela da direção estadual. “Haverá uma maturação plena com todos os aliados de outros partidos”, informou um integrante da linha de frente do PCdoB em Imperatriz.

Indefinição
O ex-deputado federal e atual Assessor Especial da Vice-Presidência da República, Francisco Escórcio, reafirmou que ainda não decidiu se transfere o domicílio eleitoral de Açailândia para Imperatriz. Ele disse que também tem compromissos com lideranças políticas de Açailândia. O PMDB local quer Escórcio como opção para a necessidade do lançamento de uma candidatura própria.

Mais obras
O governador Flávio Dino revelou que nos próximos dois finais de semana estará vistoriando obras e anunciando o início de outras, em várias cidades. Ele parabenizou a equipe da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA) pelo trabalho que vem realizando, sob o comando do imperatrizense Clayton Noleto. Imperatriz deverá estar incluída nesse novo pacote de obras. É aguardar.

Mulher
A reforma política, tema prioritário da bancada feminina do Senado em 2015, norteou a atuação das senadoras durante todo o primeiro semestre. O principal objetivo é aumentar a presença das mulheres na vida política do país. O tema está sendo tratado em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/2015.

Reserva
O texto, da Comissão da Reforma Política, já começou a ser analisado pelo Plenário do Senado. O texto prevê a reserva de pelo menos 10% das vagas nas casas legislativas para as mulheres na primeira eleição após a promulgação. Depois, o percentual passaria para 12% das cadeiras nas eleições seguintes e para 16% das vagas na terceira eleição após a vigência das novas regras.

O povo quer saber
Todos os bares e boates da cidade são obrigados a encerrar suas atividades às 2 horas da madrugada. Por que um bar na rua Coronel Manoel Bandeira, em frente à Praça da Cultura, pode funcionar até o amanhecer? Respondam, autoridades!
-    Ontem aconteceu mais um homicídio naquela praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário