quinta-feira, 16 de julho de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 16 de julho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
16 de julho de 2015

Duvidando
Repercutem nas redes sociais os comentários feitos pelo senador Roberto Rocha (PSB-MA) em torno do anúncio feito pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em visita a São Luís, quando prometeu 160 mil novas casas para o Maranhão. “O Governo Federal chama à responsabilidade a classe política para sustentar o esforço fiscal, impondo enorme desgaste aos partidos, em nome do compromisso de todos com o país. Ao mesmo tempo anuncia cortes de gastos de bilhões de reais no PAC, em programas habitacionais. Enquanto isso, o ministro responsável pela pasta, Gilberto Kassab, vai ao Maranhão e alardeia a construção de 160 mil novas casas, somente para o Estado. Uma façanha, se considerarmos que o programa Minha Casa, Minha Vida, nas fases I e II, construiu menos que isso na Bahia, desde o seu lançamento, nos dois governos Lula e Dilma, portanto nos anos de bonança econômica”, comentou Roberto Rocha. Diante de questionamentos, Roberto Rocha fez questão de isentar o governo do Estado. “Nesta crítica, não há nada contra a presidente e muito menos contra o governador. Muito pelo contrário. Precisamos separar o joio do trigo, pois não é o governador quem está fazendo o anúncio mentiroso, e nem poderia, eis que se trata de programa federal. A crítica que fiz é exclusivamente ao ministro Gilberto Kassab”. E arremata: “Ora, se durante os dois mandatos de Lula e Dilma, em pleno crescimento econômico, no Maranhão foram construídas 90 mil casas e apartamentos, como que agora, com a economia aos frangalhos, crescimento negativo em 2015, ele anuncia 160 mil casas?”.

Moto
Hoje o governador Flávio Dino sanciona a lei que institui o ‘Programa Moto Legal’, que reduzirá impostos para proprietários de motos cujo valor de compra seja de até R$ 10 mil. O programa  estimula o emplacamento de motos que não possuem cadastro no Detran, através da redução de 50% do primeiro pagamento do IPVA para motos novas e a isenção do IPVA atrasado para motos irregulares que forem cadastradas até o dia 31 de dezembro no Detran. Todos os benefícios estão atrelados à apresentação de CNH e capacete para proteção do piloto. As medidas têm impacto na segurança, no trânsito, na saúde pública e na arrecadação fiscal do Estado.

Reforços
Os partidos estão correndo contra o tempo em busca de filiados. O prazo para quem deseja ser candidato em 2016 termina no início de outubro, um ano antes das eleições. O PDT é quem tem mais feito filiações. O PCdoB deverá receber importantes nomes.

CPI
Na sessão de ontem, foi lido o requerimento de autoria dos deputados Fernando Furtado (PCdoB) e Rafael Leitoa (PDT), que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na aplicação de recursos públicos destinados à Saúde Pública, no período de abril de 2009 a dezembro de 2014. A partir daí, a Assembleia Legislativa terá 48 horas para indicar os nomes que irão compor a CPI, que deve ser instalada após o recesso parlamentar.

CPI - II
A CPI da Saúde irá investigar as denúncias de superfaturamento na contratação e no pagamento por projetos e obras de engenharia, pagamento por obras inexistentes, fraudes e dispensas indevidas de licitação e desvio de finalidade e superfaturamento em contratos de locação de aeronaves que deveriam servir ao transporte de enfermos. Vinte e nove parlamentares assinaram o requerimento, que será publicado hoje no Diário Oficial da Assembleia.

No páreo
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) já tem pré-candidato a prefeito em Açailândia. Com a presença do deputado estadual Júnior Verde (PRB), representando o PRB, o médico Benjamim de Oliveira concedeu entrevista colocando o seu nome à disposição do partido para as eleições de 2016.

Feira
Ontem à noite foi lançada a Feira do Empreendedor, o maior evento nacional do segmento promovido pelo Sebrae e sua rede de parceiros. A solenidade ocorreu no auditório do Sebrae de Imperatriz - Avenida Bernardo Sayão. A feira será realizada entre 18 e 21 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário