quinta-feira, 9 de julho de 2015

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 9 de julho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
09 de julho de 2015

Perdas
Já quebrados, os municípios brasileiros sofrerão mais uma pancada do governo federal. Os do Maranhão serão penalizadas com a perda de R$ 34 milhões que deveriam ser depositados amanhã,  10, nas contas das prefeituras, referentes ao aumento de 0,5% do Fundo de Participação dos Municípios, conquista obtida pelos prefeitos ano passado, durante a XVII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. Em 2014, durante o evento municipalista, ficou acordado com o Governo Federal, tendo sido aprovado pelo Congresso Nacional, o aumento de 1% do FPM dividido, inicialmente, em duas partes – 0,5% em 2015 e 0,5% em 2016. Ontem, os dirigentes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foram recebidos pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, que tem um papel de articulador do governo, juntamente com o vice-presidente da República, Michel Temer. Padilha disse que será um “porta-voz” dos prefeitos com o objetivo de se cumprir o acordo entre governo e movimento municipalista, referente à elevação do FPM.

CPI
O deputado estadual imperatrizense Marco Aurélio (PCdoB) poderá integrar a CPI da Saúde, que será instalada pela Assembleia Legislativa. Ontem, os deputados Rafael Leitoa (PDT) e Fernando Furtado (PCdoB) protocolaram o requerimento de criação da CPI, subscrito por 29 deputados. 

Será?
Está na coluna eletrônica do jornalista Lauro Jardim: o deputado federal maranhense Weverton Rocha (PDT) estaria entre as opções do seu partido para assumir o Ministério do Trabalho. Ainda de acordo com Jardim, a lista entregue pelo PDT ao governo tem Weverton,  Afonso Mota, Dagoberto Nogueira e Ronaldo Lessa. Se for Weverton, a suplente Rosângela Curado irá assumir uma cadeira  na Câmara dos Deputados antes do previsto. Há alguns meses Weverton revelou que no início do próximo ano iria se afastar  para Rosângela assumir.   

Tá feia!
Para manter a rotina, ontem pipocaram vários assaltos na cidade. Bandidos assaltaram residência, posto de combustível, supermercado e pessoas nas ruas. O estranho é que estão sendo vistas poucas viaturas nas ruas. O que está faltando? Homens, viaturas ou mesmo combustível?

Olha aí!   
O ex-deputado federal Francisco Escórcio retoma a sua movimentação em Brasília em busca de benefícios para Imperatriz e região. Agora Assessor Especial da Vice-Presidência da República, ontem Escórcio despachou com o vice-presidente Michel Temer e um dos assuntos que tratou foi sobre a obra de duplicação na BR-010, a travessia urbana de Imperatriz. Michel autorizou Escórcio a tomar providências em nome dele. Será feito um levantamento e a obra poderá ser reiniciada. O vice-presidente se propôs a visitar Imperatriz.    

Água
Ontem a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que já concluiu os trabalhos de limpeza do poço que abastece metade da cidade de João Lisboa e hoje estará concluída a troca de toda a tubulação. O abastecimento será normalizado amanhã, sábado. 

Ministro
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, chega a São Luís nesta quinta-feira e será recebido pelo governador Flávio Dino para vistoria nas obras do Residencial Amendoeira, no bairro Maracanã, referente ao programa Minha Casa, Minha Vida.  O ministro também se reunirá com a equipe do Governo para conhecer os projetos primordiais para o desenvolvimento do Estado nas áreas de habitação, mobilidade urbana e infraestrutura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário