quarta-feira, 8 de julho de 2015

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 8 de julho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
8 de julho de 2015

O sonho acabou?
O tão falado e sonhado Estado do Maranhão do Sul parece ter sido enterrado. Desde a eleição de Jackson Lago a governador e de Madeira a prefeito, que o assunto deixou de ser pauta dos discursos políticos. O debate sobre a criação do novo Estado era intenso especialmente na época de eleições, pois servia de uma forte bandeira hasteada nos palanques. Agora, um silêncio sepulcral. Quando era deputado federal, Madeira se tornou o principal defensor da divisão territorial do Maranhão. Mas ao deixar a Câmara dos Deputados, suas atenções se voltaram para a administração municipal. Também com a eleição de Jackson Lago, "não viram" mais a necessidade da região se emancipar. De lá pra cá, o assunto caiu no esquecimento. O atual governador, Flávio Dino, também parece não ter interesse na divisão. Pelo menos enquanto estiver no Palácio dos Leões...

Não
O Governo do Maranhão reafirmou que não pode pagar e não pagará contas ilegais de suposto transporte indígena de 2013 e 2014. "O Governo não pode destinar R$ 50 milhões para dois ou três empresários por um serviço cujo pagamento foi recusado pelo governo anterior", observou o governador Flávio Dino.

Nota Legal
Ontem o governador Flávio Dino sancionou a Lei que cria o programa NotaLegal. 2% ou 3% do ICMS pago pelo contribuinte voltará em forma de crédito. "Peça o CPF na sua Nota Fiscal. Créditos poderão ser usados para pagar IPVA, colocar crédito em celular ou depositados na conta do contribuinte", orienta o governador.

Própria
Com o deputado federal João Castelo aparecendo em segundo lugar em pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de São Luís, a Executiva Nacional do PSDB deverá pressionar a direção estadual para lançar candidatura própria. Há grande expectativa também quanto a Imperatriz, onde os tucanos já administram a cidade há seis anos e meio. Mas pelo visto, se depender do comando local, não haverá candidatura própria. O partido pretende fazer uma aliança com o PCdoB, que deverá lançar o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto.

PROS
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) deverá disputar as eleições municipais de 2016, em Imperatriz, com candidatos a prefeito, vice e chapa completa de vereadores. O empresário Francimar Moreira é a opção do partido para concorrer à sucessão do prefeito Sebastião Madeira.

Olha aí!
A Assembleia Legislativa do Maranhão vai instalar uma CPI para apurar supostas irregularidades na saúde. Assinaturas suficientes já foram conseguidas junto aos deputados. O principal alvo é o ex-secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.  

Abertas
As inscrições para o workshop Fotografia em Segredos já estão abertas. O evento, que deve acontecer em agosto no Imperial Shopping, é promovido pelo Espaço Cultura e será ministrado pelo fotógrafo profissional Francisco Oliveira. Serão dois dias de atividades direcionadas para fotógrafos profissionais e interessados em fotografia que buscam se qualificar na área. As inscrições podem ser realizadas no site www.franciscooliveirafotos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário