quarta-feira, 15 de julho de 2015

Bastidores da politica desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 15 de julho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
15 de julho de 2015

Quem bate o martelo
Para ser candidato, o pretendente não depende tão somente dele. É preciso que haja, principalmente, interesse do partido. Veja o caso do ex-prefeito Ildon Marques, em 2012, em que o PMDB impediu a sua candidatura. Então, nem todos que estão manifestando o desejo de disputar a prefeitura de Imperatriz podem estar seguros de que terão candidatura homologada. A não ser que mude para um partido que lhe assegure a vaga. Portanto, poderemos ter surpresa até o início do próximo ano. Em relação a determinada pretensa candidatura, já houve sinalização e conversas poderão ser alongadas para que os ponteiros sejam acertados e o quadro seja alterado. A política é muito dinâmica, e as decisões sempre vêm de cima.

Corda bamba
Revelação de uma fonte que faz parte do grupo governamental: um secretário de Estado estaria em situação insustentável, porque as suas ações não estão correspondendo às expectativas do governo. Antes que gerem especulações: o secretário é de São Luís.

E...
Se arrependimento matasse, tem gente que já teria morrido. Um dos responsáveis pela indicação de determinada integrante do governo revela que há incômodo com certas ações que tal pessoa vem realizando.
-    Bem que o chefe não queria...

Obra
O prefeito Sebastião Madeira inaugura hoje a Avenida Ribamar Fiquene. A pavimentação foi feita com recursos viabilizados pelo ex-deputado federal Francisco Escórcio, que apresentou emenda junto ao Ministério do Turismo. A estrada dá acesso à Praia do Cacau.

Redução
Ontem o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 206 votos a 163, emenda do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) ao projeto de lei da minirreforma eleitoral e mudou a quantidade de candidatos que cada partido poderá registrar em cargos preenchidos pelo sistema proporcional (vereador e deputados).  Atualmente, os partidos indicam até 150% de candidatos em relação ao número das vagas, enquanto as coligações podem indicar até 200%. Já o texto-base do relator da minirreforma, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), permitia que os partidos apresentassem candidatos em número equivalente a até 110% das vagas de cada cargo. A emenda mantém 150%.

Gastos
O Plenário também aprovou, por 194 votos a 193, emenda do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) ao projeto de lei da minirreforma eleitoral e incluiu no texto um novo teto para gastos de campanha para os cargos de prefeito e de vereador em cidades com até 10 mil eleitores. Os valores máximos poderão ser de 70% do maior gasto declarado na última campanha para o cargo ou de R$ 100 mil para prefeito e de R$ 10 mil para vereador, o que for maior. Atualmente, não existe teto para essas campanhas.

Biometria
Ontem o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão instalou, oficialmente, os trabalhos de recadastramento biométrico dos eleitores de Imperatriz, em ato que ocorreu às 9h na Unidade Regional de Educação. No local, próximo à Escola Dorgival Pinheiro de Souza, funcionará posto avançado de atendimento ao eleitor, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para ser atendido, o eleitor deve comparecer portando cópia e original de documento de identidade e de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário