terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 23 de fevereiro de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
23 de fevereiro de 2016

Xerifes
Os delegados de Polícia do Maranhão estão tomando gosto pela política. Depois de Assis Ramos em Imperatriz, agora é Valter Costa, de Santa Inês. Os dois são pré-candidatos pelo PMDB. O mais recente delegado da PC com mandato foi Lourival Mendes, que em 2014 não conseguiu se reeleger deputado federal. Para quem não sabe, Mendes foi delegado em Imperatriz no início da década de 80. Há também militares envolvidos com a política-eleitoral no estado. Em Imperatriz já tivemos o coronel Major Mello; atualmente há o Cabo Campos deputado estadual. Ainda da área de segurança, há o deputado estadual Raimundo Cutrim, ex-secretário de Segurança, e o deputado federal Aluisio Mendes, também ex-secretário. Ambos são da Polícia Federal. Cutrim trabalhou em Imperatriz.

Será?
Consta que na administração Madeira existem quatro nomes apontados como fortíssimos pré-candidatos para a Câmara de Vereadores. Ricardo (Socorrão), Sheilla (Secretaria de Saúde), Mourão (Sedes) e Zesiel (Educação).

Na área
Embora alegando que falta dinheiro para campanha, o jogador Lindoval admitiu, ontem, ser candidato a vereador. O ex-atacante do Cavalo de Aço é filiado ao PCdoB.

Entenda
A ex-senadora e ex-candidata à Presidência da República, Marina Silva, criou a Rede Sustentabilidade pregando mudanças na política, defendendo a moralidade, enfim tudo que é diferente da bandalheira que é vista hoje no meio político. A deputada federal Eliziane Gama também tem o mesmo discurso. Assumiu a Rede no Maranhão para ser candidata a prefeita de São Luís. Mas, como não poderia deixar de ser na “dinâmica política”, cai na incoerência ao sentar com Waldir Maranhão (PP) para tratar de alianças. Maranhão é alvo da Operação Lava Jato. Dá para entender?

Contra
Para o novo líder do Solidariedade, deputado federal Genecias Noronha (CE), a bancada é contrária a qualquer projeto que prejudica o trabalhador e o aposentado. Ele se diz contra a volta da CPMF.

Olha aí!
O senador João Capiberibe (PSB-AP) apresentou um projeto que altera a legislação eleitoral, prevendo a possibilidade de candidatos escolherem fazer suas campanhas exclusivamente pela internet. Os partidos poderão indicar até 30% de suas candidaturas nesse modelo. Em entrevista ao jornalista Adriano Faria, da Rádio Senado, Capiberibe explicou que a medida vai diferenciar aquele candidato que queira fazer sua campanha apenas pelo ciberespaço, interagindo com seus virtuais eleitores, daqueles que fazem as tradicionais campanhas de rua. Ele poderá gastar até dez salários mínimos com sua campanha pela web, mas não poderiam gastar com santinhos, marqueteiros ou campanhas em outros veículos de comunicação.

Apoio
O governador Flávio Dino oficializa, na manhã de hoje, apoio ao Campeonato Maranhense de Futebol 2016. Com o tema ‘Futebol Maranhense Pela Paz’, o investimento total, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, é de R$ 1,8 milhão. A iniciativa, que tem a Cemar como incentivadora, vai beneficiar os oito clubes da primeira divisão do campeonato: Araioses, Cordino, Imperatriz, Maranhão Atlético, Moto Club, Sampaio Corrêa, Santa Quitéria e São José de Ribamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário