segunda-feira, 16 de março de 2015

Vereador solicita criação da Casa do Estudante....

Imperatriz - O vereador professor Adonilson Lima, (PCdoB), teve a indicação aprovada em plenário para a criação conjunta da Casa do Estudante Universitário. A solicitação deve ser encaminhada à Secretaria de Educação do Governo do Estado e à Secretaria de Educação do   município de Imperatriz, responsável por uma contrapartida para a execução do projeto. 

Adonilson argumentou que o município se tornou um polo universitário atraindo muitos estudantes em busca de formação profissional  e mercado de trabalho, fazendo-se necessária uma forma de acomodar e dar suporte inicial aos futuros formandos. “Eu estudei sete anos numa casa de estudante em São Luís e sei o que é ter o apoio no momento fundamental de nossas vidas, onde buscamos a qualificação profissional muitas vezes, sem os recursos necessários para custeá-la”, declarou o vereador enfatizando que a casa do estudante vai significar a oportunidade  para estudantes carentes concluírem  o ensino superior  em Imperatriz e terem uma vida mais digna.

A ideia da Casa do Estudante Universitário é propiciar, além da moradia, alimentação e integração acadêmica e social, a estudantes universitários carentes de recursos financeiros para  cursar o ensino superior. Para o vereador é preciso fornecer  os meios para que as pessoas  tenham melhores oportunidades  “as quais  são garantidas constitucionalmente”.

Como Funcionam
Em São Luís, as casas estudantis REUFMA e CEUMA, são entidades mantidas pela UFMA e têm por objetivo atender a estudantes da Instituição oriundos do interior do estado do Maranhão, de outros estados, e países que tenham convênio com o governo brasileiro. Para uma boa convivência entre os moradores, a residência possui regras internas, que prezam pelo cumprimento das tarefas da casa, cuidados com o patrimônio da residência, dentre outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário