sábado, 7 de março de 2015

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 07 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
7 de Março de 2015  

Apoio da sociedade
Durante o I Encontro Regional de Segurança Pública, promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-Ceap) e as Promotorias de Justiça de Imperatriz, o promotor de Justiça e organizador do evento, Joaquim Júnior, destacou que a iniciativa do Ministério Público do Maranhão é promover um diálogo com a sociedade e aprofundar a discussão sobre os fatores causadores da violência. “Nós sabemos que muitos policiais civis e militares trabalham com afinco e nenhuma ação do poder público é bem-sucedida sem o apoio da sociedade. É mais importante ainda lembrar que o trabalho de prevenção é a estratégia mais eficaz, porque nós não podemos nos ater somente ao paradigma da guerra”, observou. Além do encontro, realizado no Plenário da Câmara Municipal, à tarde os promotores da Região Tocantina se reuniram para traçar ações e metas institucionais do Ministério Público e também se encontraram com entidades para definir estratégias de combate ao crime.

Melhorias
Em mensagem aos professores, o governador Flávio Dino fala sobre as metas para melhorar os índices educacionais no Maranhão, e sobre as ações que já foram implementadas para melhorar o ensino e beneficiar os profissionais da educação.

Esperança
Deoclides Macedo já ingressou com recurso contra a decisão do TSE, que julgou improcedente uma Ação Cautelar, o que levará o TRE-MA a reprocessar, no próximo dia 11, o resultado das eleições para o cargo de deputado federal. Com isso, os votos dados a Deoclides voltam a se tornar inválidos e o PDT perde a vaga preenchida por Julião Amin, do qual Deoclides é suplente. Aliados do ex-prefeito de Porto Franco acreditam que ele tem “muita chance de sucesso”, pois já existiria jurisprudência em torno dessa questão. É aguardar.

Apuração
O ônus da prova cabe a quem acusa. Será que o deputado federal Hildo Rocha tem alguma prova para garantir a sua denúncia feita contra o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA)? Ele teria dito da tribuna da Câmara que o prefeito Edilomar Nery de Miranda, de Ribamar Fiquene, só teve o diploma cassado porque não aceitou pagar propina a emissários de membros da Justiça Eleitoral. A Corte e o procurador regional eleitoral decidiram pedir à Polícia Federal a apuração da denúncia, porque denigre a imagem da instituição. Vai render...

Defesa
A Assembleia Legislativa debateu o fim do desarmamento da população civil acima de 21 anos de idade, em painel proposto pelo deputado Raimundo Cutrim (PCdoB), que é delegado licenciado da Polícia Federal. Um dos participantes, Bené Barbosa, defendeu a compra de armas pelos brasileiros acima de 21 anos de idade. Ele foi o principal palestrante do evento e é fundador da ONG ‘Movimento Viva Brasil’, que defende o uso de armas de fogo pelo cidadão para legítima defesa. Cutrim disse que hoje o cidadão comum não tem como se defender dos bandidos, por conta das restrições para a compra de armamento.

Propostas
O relator da comissão especial da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), anunciou os pontos que vai propor: fim das coligações proporcionais; fim da reeleição; mandato de cinco anos, inclusive para senadores; suplência de senadores com os mais votados nos estados; coincidência de todas as eleições; cláusula de barreiras, para que os partidos só tenham representação na Câmara se tiverem um mínimo desempenho nas urnas; criação de federações partidárias para dar um prazo para os partidos se organizarem; e redução do prazo entre a filiação partidária e a candidatura, de um ano para seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário