quinta-feira, 12 de março de 2015

Bastidores da política desta quinta.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 12 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
12 de Março de 2015   

De volta
Como foi previamente marcado, ontem à tarde o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) cumpriu decisão do TSE e realizou o reprocessamento do resultado do 1º turno das Eleições 2014 para o cargo de deputado federal. Com isso, José Alberto Oliveira Veloso Filho (PMDB) foi diplomado e recuperou o cargo de deputado federal. Ele havia perdido o mandato quando o ministro Dias Toffoli determinou a validação dos votos de Deoclides Macedo, levando o PDT a eleger mais um deputado, Julião Amin, ficando Macedo como primeiro suplente. E a coligação do PMDB perdeu uma vaga, saindo Alberto Veloso. Mas no dia 3 de março o plenário do TSE julgou improcedente uma Ação Cautelar de Deoclides Macedo, revogando a liminar de Dias Toffoli e determinando o reprocessamento do resultado. Alberto Filho está de volta à Câmara Federal e a Deoclides coube ingressar com recurso no STF. É aguardar o próximo capítulo.  

Travessia urbana
Os vereadores Alberto Souza e Rildo Amaral apresentaram requerimento solicitando ao presidente da Câmara, José Carlos Soares, a realização de uma audiência pública para discutir a obra de duplicação do trecho urbano da BR-010, que inclui oito elevados e duas pontes sobre o riacho Cacau. Pelo andar da carruagem, dificilmente será realizada. O próprio secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, já demonstrou pessimismo.

E a lei?
A Câmara Municipal de Imperatriz aprovou uma lei disciplinando a carga e descarga na cidade. Se não estamos enganados, o prefeito vetou, alegando “algumas imperfeições”. O Poder Legislativo nunca mais tocou no assunto. Ontem, por volta das 13h, um caminhão estava sendo estacionado em frente a uma loja de departamentos, no Centro, para ser descarregado. Isso acontece quase todos os dias, ajudando a piorar o conturbado trânsito.

Dialogando
Ontem o governador Flávio Dino (PCdoB) dialogou com representantes do MST. Foram abordados assuntos relacionados a produção, educação, saúde e estradas. O encontro, por mais de 2 horas, desfaz o discurso do deputado estadual Sousa Neto (PTN), que afirmou que os movimentos sociais estão sendo ‘renegados’ pelo governador.

Coligações
O fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais ainda precisa ser aprovado em segundo turno pelo Plenário do Senado, antes de seguir para votação na Câmara dos Deputados. A PEC aprovada pelos senadores nessa terça-feira (10) tem como um dos objetivos acabar com a figura dos chamados “puxadores de votos”. Para alguns senadores, a proposta pode prejudicar os pequenos partidos e, se não for encontrada uma alternativa que contemple esses partidos, a matéria dificilmente será aprovada na Câmara, onde existem 28 partidos representados.

Desaprovadas
Ontem o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) desaprovou a prestação de contas apresentada por Antonio Roque Portela de Araújo, ex-prefeito de Bom Jardim, relativo ao exercício financeiro de 2011. Na decisão, os conselheiros do TCE determinaram que o ex-gestor devolva aos cofres do município a quantia de R$ 399.927,04 e pague multas que totalizam R$ 73.992,70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário