quarta-feira, 25 de março de 2015

Bastidores da política desta quarta-feira...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 25 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
25 de Março de 2015   

Impositivo
Um tema que deve causar polêmica. Foi apresentada na sessão de ontem e, depois, encaminhada às comissões uma Proposta de Emenda a Lei Orgânica do Município de Imperatriz, acrescentando o inciso 8 ao artigo 105 da Lei Orgânica, de autoria de 1/3 (um terço) dos vereadores. O que rege a proposta: cada vereador terá direito a emendas individuais ao orçamento geral do município, equivalendo a R$ 1 milhão, cada. O que diz o texto original: Artigo 1º - o Artigo 105 da Lei Orgânica do Município de Imperatriz fica acrescido do § 8º. As emendas individuais ao Projeto de Lei Orçamentário, ou nos projetos que o modifiquem, de iniciativa dos vereadores, serão aprovadas: I - No limite de dois inteiros de um décimo por cento da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, distribuídos em porcentagens, iguais entre os vereadores, que os destinam obedecendo o interesse público; II - É obrigatória a execução orçamentária constante no inciso I do parágrafo. Isso quer dizer que, sendo aprovada a proposta, o orçamento passa a ser impositivo, com o Poder Executivo sendo obrigado a executar as emendas dos vereadores.

Audiência
Ontem pela manhã o prefeito Sebastião Madeira foi recebido em audiência pelo governador Flávio Dino. Presente o secretário de Articulação Política, jornalista Márcio Jerry. Foi garantida a continuidade da parceria na realização de obras de infraestrutura, como o asfaltamento de ruas. Também foi discutido o apoio para a implantação da empresa de call center que deverá gerar cerca de dois mil empregos.

Livre
Na sessão de ontem, os vereadores Hamilton Miranda e Rildo Amaral apresentaram indicação solicitando ao Poder Executivo a instituição do passe livre para os estudantes da rede pública municipal.

Providências
O hospital não tem condições de se manter e a prefeitura de Montes Altos sem poder ajudar. A saída é o governo do Estado garantir o funcionamento da Casa Alívio do Sofrimento, ameaçada de fechar. Assim, uma comissão de vereadores, o prefeito Valdivino e a vice Kelly Rocha, a secretária de Saúde, Kelly Cristina, o diretor do Hospital, Paulo Oliveira, o representante da Diocese, Padre Raimundo Brandão, e o diretor da entidade mantenedora, Jeová Santana, além dos deputados Valéria Macedo e Marco Aurélio, mantiveram em São Luís uma reunião com a secretária-adjunta, Rosângela Curado. Ficou definido que técnicos da SES farão um levantamento da situação.

Fome
O governador Flávio Dino assistiu ao programa da Record sobre “a estrada da fome” no interior do Maranhão. “Essa é a realidade que encontramos, em face de décadas de crimes. Cabe-nos, agora, transformar esse quadro. Garanto ao Brasil e aos maranhenses. Estamos há 83 dias trabalhando com firmeza e coragem para mudar a vida das pessoas. Luta grande”, comentou o governador.

Afiada
Em entrevista ao blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, o governador Flávio Dino falou, entre outros temas, sobre segurança pública, política nacional, suspensão da Refinaria Premium e a utilização de canais alternativos de comunicação para aguentar a pressão do cerco midiático do grupo adversário. Também falou sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF, com o objetivo de criar o imposto sobre grandes fortunas. “Não é justo que apenas os mais pobres paguem a conta da crise. Quem ganha mais e tem o patrimônio maior tem que pagar mais impostos”, reforçou o governador.

Filiações
Está previsto para a noite de hoje um ato do PSDB de Imperatriz para receber novos filiados. Segundo informação de um tucano da linha de frente, o partido deve receber mais de 50 filiações. O evento será a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário