domingo, 28 de fevereiro de 2016

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 28 de fevereiro de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
28 de fevereiro de 2016

Por quê?
Quando um prefeito não paga os salários dos funcionários é por que não quer ou não tem condições, devido à crise? Pelo menos ele diria que é por falta de dinheiro. Mas se houver um planejamento, será se não dá? Assim como vários outros municípios, não apenas do Maranhão, mas de todo o Brasil, Governador Nunes Freire está enfrentando o problema. O prefeito está sendo acionado na justiça pelo Ministério Público para efetuar o pagamento, no prazo de 72 horas, do 13º salário integral de 2015 dos servidores da saúde e dos agentes de endemias. Em caso de não comprovação, a Promotoria de Justiça da Comarca de Governador Nunes Freire requer, também como medida liminar, que seja determinado o bloqueio de 60% de todos os recursos encaminhados ao Município do Fundo de Saúde (FUS), bem como da verba destinada ao pagamento dos agentes de endemias. Na hipótese de descumprimento da medida imposta, o Ministério Público solicita que seja fixada multa pessoal ao prefeito Marcel Everton Dantas Silva, no valor de R$ 8 mil por dia de atraso.

Inauguração
Amanhã o Governo do Estado entrega a quadra poliesportiva da escola Governador Archer. “Agora, esse equipamento público vai ajudar crianças e jovens a desenvolverem atividades esportivas e sabemos que isso tem um impacto positivo no desenvolvimento da saúde e educação deles”, comentou o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, que fará a inauguração, representando o governador Flávio Dino, às 9h.

Mais Asfalto
O Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), está investindo mais de R$ 25 milhões para atender nove municípios da região e beneficiar 700 mil pessoas com obras da primeira etapa do Programa ‘Mais Asfalto’. As cidades estão recebendo 75,5 quilômetros de asfalto para a recuperação de ruas. Os serviços foram anunciados no fim do ano passado, e em 90% dos municípios, já foram concluídos. A previsão de término da primeira etapa do programa é para os próximos 30 dias. O secretário comentou que “asfaltar ruas dos municípios não é uma responsabilidade do governo estadual, mas a sensibilidade do governador Flávio Dino garantiu os investimentos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de uma grande parcela da população”.

Olha aí!
Indagada pela coluna quando seria anunciada a pré-candidatura de Marco Aurélio, uma fonte da linha de frente do PCdoB não respondeu, mas fez o seguinte comentário: “Vamos dialogar com todas as forças do grupo político buscando a unidade”. Como se vê, admitiu que o PCdoB poderá ter mesmo candidato à sucessão do prefeito Madeira.

PMDB
Na sexta-feira foi criado o Conselho Político da pré-campanha do PMDB imperatrizense. Informação do conselheiro Alair Chaves de Miranda.

Pré-candidatos
Já são pelo menos 13 os pré-candidatos a prefeito de Imperatriz, com a definição do nome de Sandro Ricardo, pelo PCB. Entre os outros há Chico Brasil (PHS), Edmilson Sanches (ainda no PCdoB), Pastor Porto (PPS), Assis Ramos (PMDB), Ildon Marques (PMN), Rosângela Curado (PDT), Esmerahdson de Pinho (PSDB), Daniel Souza (PSDB), Marco Aurélio (PCdoB), Francimar e Maria das Graças, ambos ainda sem partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário