terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 16 de fevereiro de 2016.
Jornalista. Coló Filho, de O progresso.

Bastidores
16 de fevereiro de 2016

É hoje!
As atenções dos meios políticos estão voltadas, hoje pela manhã, para a sessão da Câmara Municipal de Imperatriz, que começa às 9h. É que está prevista a presença do superintendente municipal da Defesa Civil, Chico do Planalto, convocado por ter acusado o presidente do Poder Legislativo, José Carlos Soares Barros, de estar “chantageando a todo instante” o prefeito Sebastião Madeira. Também o classificou de “mesquinho, falso e sem personalidade”. O ataque gerou um forte clima de insatisfação entre os vereadores. O próprio líder do Governo na Câmara, João Silva, se manifestou favorável a uma ação da Câmara. Consta que Chico do Planalto não seria obrigado a atender à convocação, porque o assunto não é relacionado à administração municipal, mas ele estaria disposto a encarar a fúria do Legislativo. O prefeito Madeira não se manifestou publicamente sobre o episódio.

E...
Um “assessor” municipal gravou um áudio criticando duramente o presidente da Fundação Cultural, Lucena Filho, por conta do carnaval. Inclusive levantando suspeitas. Esse tipo de coisa precisa ser evitado urgentemente pelo comando do Executivo. Não pode assessor do prefeito atacando vereador e até mesmo membro do próprio governo. Isso respinga é no próprio prefeito. Eles não têm o que perder. A não ser o emprego, mas...

Especulações
É normal que em épocas eleitorais surjam muitas especulações, como a de que o pré-candidato Ildon Marques (PMN) e o PMDB poderiam fazer uma aliança. Mas isso nunca foi cogitado dentro do PMDB, que está focado na pré-candidatura do Delegado Assis Ramos. Até porque a maioria da cúpula local da legenda não simpatiza com o nome do ex-prefeito, tanto que foi rifado na convenção para as eleições de 2012.

Polêmica
Gerou polêmica nas redes sociais uma postagem sobre suposta norma do TSE que impediria os partidos de lançar candidatos onde não há Diretório, mas somente Comissão Provisória. Há desmentidos, reiterando que não há empecilho para que a condição de Comissão Provisória deixe de lançar candidatos. A norma que vem sendo citada diz respeito, na verdade, aos estatutos dos partidos que devem estar registrados no TSE um ano antes das eleições.

Incentivo
O Governo do Estado do Maranhão vai premiar financeiramente os municípios que conseguirem LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) inferior a 1%. Sobre esse grave problema que o país enfrenta, o governador Flávio Dino disse que “precisamos da solidariedade de todos para que os agentes comunitários e de endemias possam trabalhar melhor”. É importante que os moradores colaborem.

Licença
Se os próprios políticos acharam vergonhoso, imagine a sociedade.  A Câmara de Santa Inês aprovou ontem, por 8 votos a 7, um pedido de licença formulado pelo prefeito Ribamar Alves (PSB),  preso desde o fim do mês passado acusado de estupro. A licença tem validade de 30 dias. Com isso, evita uma cassação por afastamento do município. Para o deputado Sousa Neto, representante de Santa Inês na Assembleia, “a recusa da Câmara em dar posse ao vice-prefeito não tem respaldo jurídico algum. Se essa situação esdrúxula e ilegal persistir, cabe ao vice-prefeito recurso via Mandado de Segurança para a Justiça”.

Opinião
-    Esse discurso único do “corte de gastos” impede que se veja um problema mais importante no Brasil: a injustiça do sistema tributário. Enquanto bancos ou fortunas de milionários e bilionários não forem tributados mais adequadamente, difícil termos um “ajuste fiscal” justo. (Do governador Flávio Dino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário