terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 02 de fevereiro de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
02 de fevereiro de 2016

Prioridade
Esse exemplo deveria ser seguido por outros Tribunais de Contas do Estado. O TCE de Sergipe emitiu medida cautelar que proíbe 53 municípios sergipanos de realizarem carnaval e despesas com publicidades desnecessárias. O motivo está no atraso de pagamento dos vencimentos e dos décimos terceiros salários do magistério. Se essa medida fosse tomada no Maranhão, certamente vários municípios não iriam realizar porque ainda não conseguiram atualizar a folha de pagamento. Mas há aqueles que não estão nem um pouco interessados. Mesmo porque não têm dinheiro. Agora vale ressaltar que há municípios que têm verba carimbada para o carnaval. São provenientes de emendas. A verba carimbada tem destino predefinido e inalienável, portanto não pode ser aplicada em outro setor. Daí, o jeito é gastar com carnaval. Ou devolver.

Suposição
Supondo-se que o PCdoB lance o deputado Marco Aurélio candidato a prefeito de Imperatriz, o seu vice seria um representante do PSDB (Esmerahdson ou Daniel). E certamente o PDT e Rosângela Curado não iriam ficar nem um pouco satisfeitos. E aí? Levariam à frente a candidatura própria, mesmo correndo o risco de derrota, ou se juntariam ao ex-prefeito e pré-candidato Ildon Marques (PMN), do qual Rosângela Curado já foi secretária de Saúde? São suposições, mas em política tudo pode acontecer. Então...

E...
Ontem, antenados na política eram unânimes: se o grupo de Flávio Dino/Madeira se dividir, saindo candidatos Marco Aurélio e Rosângela Curado, o ex-prefeito Ildon Marques se tornaria o grande favorito para vencer o pleito. Para melhorar, ainda teria a candidatura do Delegado Assis Ramos, que ajudaria a dividir o bolo tirando uma fatia considerável.

De volta
Depois de um mês de recesso, a Câmara Municipal de Imperatriz retoma hoje os trabalhos legislativos. Deverá haver uma sessão solene com a entrega do Título de Cidadão Imperatrizense ao senador Roberto Rocha (PSB). A proposta foi de autoria da vereadora Caetana Frazão (sem partido). Rocha está montando um escritório político em Imperatriz.

Explosões
Este ano, a cada dois dias está sendo explodida uma agência bancária no Maranhão. A última foi ontem. Uma agência do Bradesco, em Tufilândia. Já foram dez desta instituição e cinco do Banco do Brasil. E Imperatriz fechou janeiro com 17 homicídios.

Olha aí!
Interessante a proposta do deputado federal Aluísio Mendes (PMDB-MA). O parlamentar propõe que seja concedido benefício às famílias de pessoas assassinadas, em substituição ao auxílio-reclusão pago a familiares de presos. Ele também defende alteração das regras para a progressão de penas. “A nossa legislação penal é uma das mais benevolentes do mundo”, observa o deputado maranhense. Aluísio Mendes é licenciado da Polícia Federal e foi secretário de Segurança no Governo Roseana Sarney.

Guerra ao mosquito
Elogiável a atitude do Governo Federal, que publicou Medida Provisória nessa segunda-feira, no Diário Oficial da União, autorizando a entrada forçada de agentes públicos de combate ao mosquito Aedes aegypti em imóveis públicos ou particulares que estejam abandonados, ou no caso de ausência de pessoa que possa permitir o acesso ao local. Em tempo: ontem a coluna recebeu reclamação de moradores do quarteirão da rua Simplício Moreira, entre São Paulo e Fortunato Bandeira, que em uma casa fechada há mais de ano a caixa d’água está vazando devido a problema na boia. A água fica acumulada no terraço, propícia para o mosquito da dengue. O número é 364.

Nenhum comentário:

Postar um comentário