sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
19 de fevereiro de 2016

Assim é
Hoje haverá a apresentação dos novos (?) ônibus da empresa Rio Anil Transportes, que assinou contrato temporário de 6 meses com a prefeitura. Amanhã começam a rodar, fazendo as suas linhas na cidade, que ficou sem os ônibus da VBL desde o rompimento do contrato pela prefeitura, no dia 5 de novembro do ano passado. A expectativa é se a empresa vai ficar em definitivo, porque não vai pagar para trabalhar. Vai ser preciso a prefeitura jogar duro contra vans, táxis-lotação, mototáxis clandestinos e outros que estão trabalhando irregularmente. Se não resolver, dificilmente a empresa de ônibus terá lucro e não terá como funcionar sem isso. Agora se preparem para a confusão que vai ser, porque estão ganhando dinheiro e não vão querer sair facilmente. Consta que donos de vans dizem abertamente que não abrirão. Portanto, muita dor de cabeça para a prefeitura e também para toda a sociedade, porque os protestos nas ruas dificilmente deixarão de ocorrer.

Sangue
O vereador João Francisco Silva disse que nas suas torneiras estava saindo água da cor de sangue. E ironizou: “Já que colegas propuseram a CPI da Caema, em 2014, agora deveríamos abrir uma para apurar o motivo de a água estar vermelha”. Há pelos menos três dias vem faltando água em vários setores da cidade.

E...
Ao voltar a defender a administração municipal, João Silva comparou o prefeito Sebastião Madeira a um pai que recebe o pedido de um filho. “Ele tem vontade de dar, mas está sem condições”, afirmou Silva, ao comentar falas de vereadores que reclamam do não atendimento dos seus pleitos junto à prefeitura.     

Olha aí
Durante os debates sobre o horário de funcionamento dos bares, uma das alegações é de que a violência aumentaria se os estabelecimentos passassem a funcionar além das 2 horas da madrugada. Não deixa de ser verdade, mas os últimos três crimes ocorridos em Imperatriz, assim como a grande maioria, não foram  por causa de bar e/ou horário. Um homem foi assassinado no início da noite, na porta de casa; outro dentro de casa, também no começo da noite, e o terceiro na porta de casa, amanhecendo o dia, quando saía para o trabalho. Agora quanto à questão do barulho, justifica, sim, o horário atualmente em vigência.

Olha aí!
As especulações são inevitáveis, ainda mais em relação à política, onde tudo pode acontecer. Então, vamos lá: comenta-se que a direção nacional do PSDB vai impor candidatura própria em São Luís e Imperatriz. O motivo principal seria o apoio do governador Flávio Dino (PCdoB) à presidenta Dilma Rousseff e ao PT. Como se sabe, o PSDB do Maranhão é aliado de Flávio Dino, inclusive o vice-governador é tucano, e poderia não lançar candidatos nas duas principais cidades para apoiar candidatos do governador. É aguardar.

Inelegível?
Em Sessão Plenária realizada nessa quarta-feira, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) desaprovou as contas do ex-prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves, referentes ao ano de 2010. Com isso, pode ter problema jurídico nas suas pretensões de ser candidato às eleições municipais deste ano. O TCE também reprovou as contas de Marconi Bimba Carvalho de Aquino, ex-prefeito de Rosário, relativas ao exercício financeiro de 2011. Já Maria do Socorro Almeida Waquim (Timon) teve suas contas de 2011 aprovadas com ressalvas.

Mudança
O prefeito de Davinópolis, Ivanildo Paiva Barbosa (PRB), empossou na quarta-feira (17), durante cerimônia realizada no começo da noite, a enfermeira Anne Kaline Gama no cargo de secretária municipal de Saúde. Ela substitui o vereador Julimar Hilarino da Silva (PTB), que durante três anos comandou a pasta da saúde. Ele sai para se candidatar à reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário