domingo, 8 de março de 2015

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 08 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
8 de Março de 2015 

Lava-Jato
Além de Roseana Sarney e Edison Lobão, está na lista da Lava-Jato o deputado maranhense Waldir Maranhão (PP). Ele é vice-presidente da Câmara, cujo presidente, Eduardo Cunha (PMDB), também está sendo acusado. Waldir disse que recebeu “com enorme surpresa” a informação da inclusão do seu nome na lista dos políticos que serão investigados pelo Supremo Tribunal Federal no processo da Operação Lava-Jato, a pedido do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros. “Por força das circunstâncias em que a decisão do Ministro Teori Zavascki foi anunciada, depois das 20 horas desta sexta-feira (6), não tive acesso ao teor do requerimento apresentado pelo Procurador-Geral, assim como desconheço os motivos que embasaram a solicitação de investigação. A Constituição Federal recepciona com clareza o instituto da ‘presunção da inocência’ (artigo 5º, inciso LVII), mas ressalvo ser do meu interesse o célere esclarecimento dos fatos, pois só assim a verdade virá à luz, desfazendo equívocos e contradições”, afirma o deputado. Ele observa que “no escopo da decisão do ministro-relator há em relação ao meu nome, por enquanto, apenas um pedido de diligências, o que não obrigatoriamente culminará em abertura de inquérito, como já acontece com outros investigados na Operação Lava-Jato”. Waldir Maranhão se diz “com a consciência tranquila e certo de que ao final a verdade há de prevalecer”. Manifestou a sua “disposição imediata de colaborar com as autoridades para o avanço exitoso da investigação”.

Definidos
Finalmente foram nomeados os integrantes da direção da Diretoria Regional de Educação em Imperatriz. Rosyjane de Paula é a gestora, Orleane a diretora e Etevaldo Lima o coordenador. Agora começarão as mudanças nas escolas. Só que em junho haverá eleição dos diretores.

Fiscalização
O secretário de estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, determinou a vinda a Imperatriz, nesta segunda-feira (09), de engenheiros da Sinfra para avaliar as condições da obra de recuperação do terminal rodoviário. A Sinfra havia notificado a empresa que executava a reforma por atraso na entrega de diversos serviços. A vinda dos técnicos será para fiscalizar o cumprimento da notificação. Caso se constate que o atraso continue ou que os serviços não tenham sido concluídos, a Sinfra irá passar a conclusão da execução da reforma para outra empresa e tomar as medidas administrativas e judiciais necessárias.

Perícia
O governador Flávio Dino reafirmou ontem que Imperatriz, Balsas, Bacabal e Caxias terão unidades para perícias médicas. “Assumi esse compromisso em Imperatriz há 30 dias. Resolvi estender a medida para outras regiões, minimizando deslocamentos penosos e longos”, disse o governador.

Perícia II
Para ampliar e descentralizar o serviço de perícia médica oferecido aos servidores do Estado, a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) lançou na sexta-feira o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação de médicos peritos. O seletivo visa contratar 20 profissionais que atuarão na capital e em outros quatro municípios. As 20 vagas disponíveis são para atender aos municípios de São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal e Balsas, onde serão ofertadas, respectivamente, dez, cinco, duas, duas e uma vaga.

Proposta
Ocupando 13 das 81 cadeiras do Senado, as mulheres elegeram como tema prioritário para este ano a reforma política. Uma das suas propostas é destinar 30% das vagas no Legislativo para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário