terça-feira, 24 de março de 2015

Bastidores da política desta terça......

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 24 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
24 de Março de 2015    

Contas
Encontram-se na Câmara Municipal de Imperatriz novas contas do ex-prefeito Ildon Marques de Souza. No ano passado, os vereadores aprovaram uma prestação de contas do ex-prefeito. As que estão hoje aguardando votação também foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Não foi revelado de qual ano são. Antes de ir a plenário, as contas são analisadas pela Comissão de Finanças e Obras. Há grande expectativa em torno da votação. Há quem aposte que, a exemplo das anteriores, as contas de agora também serão aprovadas. Mas para isso são necessários 13 votos. Como Ildon Marques é pretenso candidato a prefeito em 2016, “forças ocultas” poderiam articular junto aos vereadores para rejeitarem as contas. É aguardar.

Articulação
O empresário Rafael Heringer foi nomeado secretário de Articulação Política do Sul do Maranhão. Ele foi candidato a deputado federal em 2014, obtendo 3.070 votos, sendo 1.624 em Imperatriz. Ontem Heringer esteve visitando o gabinete do vereador Adonilson Lima (PCdoB).

PCdoB
Com as presenças do governador Flávio Dino, do presidente nacional do partido, Renato Rabelo, dos deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), da presidente da União Nacional dos Estudantes, Vick Barros, e do prefeito de Contagem (MG), Carlim Moura, ontem houve uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Maranhão em comemoração ao aniversário de 93 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Em seu discurso, Renato Rabelo fez um relato de lances marcantes da história do PCdoB e acentuou a importância de Flávio Dino ter sido eleito governador pelo povo maranhense. “Foi além do Maranhão esta vitória”, ressaltou ele. Flávio Dino frisou que a mudança ocorrida no Maranhão não terá retrocesso.

Transparência
O governador Flávio Dino voltou a destacar que agora o Maranhão tem Lei de Transparência, Portal da Transparência e o dobro de auditores. “Natural que criminosos entrem em desespero”, comentou ele. Na semana passada, com a presença do ministro Valdir Simão, da CGU, o governador lançou 6 novas medidas de transparência, moralidade e combate à corrupção.
Medidas como mais auditores, lei de acesso a informações, portal da transparência, Força Estadual contra Corrupção e manual de sindicâncias.

Baixada
Foi lançado na sexta-feira o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, como parte das ações estratégicas para melhorar a vida da população ‘baixadeira’ do Maranhão. De acordo com o coordenador do Fórum, Flávio Braga, o objetivo principal do evento é fazer uma interlocução com o poder público a fim de discutir nos canais institucionais as reivindicações históricas da baixada.
-    E quando terá o Fórum em Defesa do Sul do Maranhão?

Olha aí!
Além de estar com o nome envolvido na Lava Jato, o deputado federal Waldir Maranhão ainda enfrenta um processo em torno de prestação de contas das eleições de 2010, em que não conseguiu explicar a origem de R$ 426 mil. A defesa de Waldir Maranhão quer a extinção da ação, alegando que o mandato terminou em 31 de janeiro de 2015. Mas o Ministério Público entende que mesmo assim o processo pode ser julgado e Maranhão se tornaria inelegível. Davi Jr. e Chiquinho Escórcio estão de olho, porque se Maranhão perder o mandato, o primeiro assume e o outro fica como primeiro suplente.

Até quando?
Está completando um ano e três meses que desabou a ponte da rua Amazonas, na Nova Imperatriz. Até agora nada foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário