sexta-feira, 20 de março de 2015

Bastidores da política desta sexta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 20 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
20 de Março de 2015  

Transparência
A partir de hoje, o Maranhão passa a ter uma Lei de Transparência e Acesso a Informações Administrativas. A Assembleia Legislativa aprovou a proposta do governo e nesta sexta-feira acontece uma solenidade com a presença do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Moysés Simão, em que o governador Flávio Dino adotará uma série de medidas de transparência e combate à corrupção. “Nosso governo não interdita o debate e o controle social. Queremos cidadania ativa e pronta para fiscalizar ações administrativas. Agradeço à Assembleia pela compreensão quanto à relevância e urgência da nossa proposta para a afirmação de novas práticas administrativas”, comentou o governador.

Comissão 
Como estava previsto, na sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz houve a audiência pública sobre a criação do curso de Mestrado no Campus da UEMA, na área de Administração. Ficou decidido que será criada uma comissão para se reunir com o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré. A iniciativa de realizar a audiência foi do vereador Esmerahdson de Pinho (PSDB).

Na CPI
O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), anunciou ontem que na próxima terça-feira (24) será ouvido o deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar maranhense integra a lista dos suspeitos que estão sendo investigados e ofereceu-se para prestar esclarecimentos.

Delegacia
Na sessão dessa quinta-feira (19), o deputado Marco Aurélio (PCdoB) registrou a Audiência Pública que acontecerá hoje, às 9 horas, na Secretaria de Estado de Segurança Pública, onde será debatida a instalação da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente em Imperatriz. Estarão presentes o secretário Jefferson Portela; o delegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros; o juiz da Vara da Infância, da comarca de Imperatriz, Delvan Tavares; o prefeito Sebastião Madeira; os representantes do Ministério Público, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, deputados e vereadores.

Calçadão
O deputado Marco Aurélio também comunicou que na próxima segunda-feira (23) apresentará uma proposição dispondo sobre o reordenamento do calçadão de Imperatriz. A proposta é no sentido de se fazer uma cobertura no local, que é considerado o maior centro de compras da cidade. Segundo ele, essa é uma reivindicação antiga dos setores ligados à Associação Comercial e da Associação dos Lojistas do Calçadão. “O calçadão de Imperatriz precisa de um remodelamento, pois é uma causa antiga dos segmentos classistas do comércio de Imperatriz. A cobertura iria garantir uma infraestrutura melhor, mais acolhedora e condições de atrair, cada vez mais, os consumidores para aquele grande centro de compras”, afirmou Marco Aurélio, adiantando que vai buscar apoio do governo do Estado.

Fora
Ontem o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do PDT e retirou de pauta o Projeto de Lei, da ex-deputada e atual senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que proíbe a permanência de preso, mesmo o provisório, nas dependências das polícias Civil e Federal por mais de 72 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário