sexta-feira, 6 de março de 2015

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 06 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
6 de Março de 2015   

Reprocessamento
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, assinou nessa quinta-feira, 5, edital de notificação aos representantes dos partidos políticos, Ministério Público e interessados, designando para as 14h do dia 11 de março, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, a realização do reprocessamento do resultado do 1º turno das Eleições 2014 para o cargo de deputado federal. O reprocessamento ocorrerá em razão da decisão do TSE que julgou improcedente a Ação Cautelar n.º 1935-81.2014.6.00.0000, revogando liminar anteriormente concedida pelo ministro Dias Toffoli, determinando a validação dos votos de Deoclides Macedo.

Presidente
Ontem a Câmara Municipal de Imperatriz realizou sessão especialmente dedicada às mulheres, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado em 8 de março. Na oportunidade, foi entregue o Troféu Alvina Fortaleza, nome da única mulher a presidir a Câmara. Vale lembrar que ela não foi a primeira mulher a integrar o Legislativo imperatrizense, como alguns imaginam. A primeira foi Hilda da Rocha Cortês Silva, eleita no ano de 1954. Portanto, Alvina está sendo homenageada com o nome na Comenda como a primeira – e única – presidente da Casa. A homenagem é justa.

Cuba
Ontem o governador Flávio Dino recebeu no Palácio dos Leões a Embaixadora da República de Cuba, Marielena Ruiz Capote. “Cooperações importantes”, comentou o secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry. O governador agradeceu Cuba pela participação dos mais de 500 médicos cubanos atuando no Maranhão pelo programa “Mais Médicos”.

Agindo
O deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) manteve uma reunião com a secretária de Educação, Áurea Prazeres, em busca de melhorias para o sistema educacional da região tocantina. Ele elencou uma série de medidas emergenciais que precisam ser tomadas, como reforma das escolas Nova Vitória (Imperatriz), Francisco Alves (Davinópolis), Rio Amazonas (João Lisboa) e Vicente Yáñez Pinzón (Governador Edison Lobão). A necessidade de reforma também se estende às quadras esportivas das mesmas escolas.

Aparecendo
Dois deputados maranhenses têm se destacado na Câmara Federal, neste início de mandato. Waldir Maranhão (PP) é o vice-presidente da Casa e no período de carnaval assumiu a presidência. Já a deputada Eliziane Gama (PPS) vai coordenar a Comissão de Representação Externa que irá investigar a suspensão das obras das refinarias do Maranhão e do Ceará, e também é titular da CPI da Petrobras.

Restituição
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) liberou, nesta semana, aproximadamente R$ 2,75 milhões correspondentes ao sétimo lote de créditos de restituição do ICMS, conforme disposto no Art. 2º da Lei 9.120/10. Estes créditos se referem às compras realizadas no estado, no segundo semestre de 2014. Terão direito aos créditos os consumidores que exigiram a nota fiscal com o seu CPF impresso. É necessário que as notas tenham sido declaradas à Sefaz, no período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2014, e que o adquirente esteja cadastrado no programa de restituição de créditos.

Até quando?
A situação das ruas e praças de Imperatriz é só piorando, com o aumento de vendedores ambulantes. E pelo jeito nada será feito. Pelo menos não se vê nenhum sinal de que providências poderiam ser tomadas. Mas quem sabe, um dia o poder público resolve acabar com essa esculhambação. Vamos manter a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário