sexta-feira, 15 de março de 2019

Coluna Na Marca do Pênalti desta sexta-feira...

Imperatriz - Confira os tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", desta sexta-feira, 15 de março de 2019, do "Jornal Correio", escrita pelo radialista Carloto Júnior.
Radialista Carloto Júnior.

Coluna na Marca do Pênalti
15 de março de 2019

Adiado!
O que se esperava que não acontecesse, infelizmente aconteceu. A Federação Maranhense de Futebol (FMF) acabou decidindo pelo adiamento dos três últimos jogos da fase classificatória, que fazem parte da 7ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Maranhense. Os jogos, que estavam marcados para o domingo, às 4 da tarde, foram adiados para terça-feira (19), às 20h15. De acordo com o comunicado da FMF, a péssima situação do gramado do estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro, foi o principal motivo do adiamento dos jogos. Pelas fotos divulgadas, o gramado do Costa Rodrigues não reúne condições para realização de jogos. Como os jogos da última rodada precisam acontecer no mesmo dia e horário, a FMF teve que adiar os três jogos de domingo (17) para terça-feira (19) que fecham a 7ª rodada. 

A Federação...
...Maranhense de Futebol poderia ter, simplesmente, transferido o jogo entre Pinheiro e Sampaio para uma cidade neutra, como São Mateus, por exemplo, e mantido a rodada para às 16h, do domingo. No despacho da FMF, ela cita que considerou várias situações para adiar a rodada e uma delas foi garantir ao Pinheiro o direito de exercer o mando de campo, o que não aconteceria caso o jogo fosse levado para outra cidade. Por um lado até se entende a decisão da Federação, mas a pergunta que fica é que, se fosse com outra equipe do interior essa mesma decisão seria tomada? Muitos alegam que a decisão teve como objetivo beneficiar o Pinheiro, cidade onde o presidente da Federação nasceu.

Quase todos...
...os anos o Campeonato Maranhense apresenta problemas na tabela por conta de adiamentos de jogos. O estado do Maranhão é o único estado onde os times não podem jogar mais de uma competição. Todos os anos e há muitos anos, a Federação Maranhense de Futebol não consegue elaborar uma tabela que não seja alterada durante a competição. Em todo o Brasil, os clubes jogam várias competições simultâneas em jogos aos fins e meios de semana. Mas no Maranhão os clubes sempre solicitam adiamento nos jogos do Campeonato Maranhense alegando que é cansativo jogar no domingo e quarta-feira, por exemplo. Fico a pensar que os nossos clubes vão ter problemas quando conseguirem disputar, simultaneamente, duas competições da CBF. O ideal era que as equipes começassem a acostumar a jogar no fim e no meio de semana e a FMF não abrisse exceção para que o estadual não fosse atrapalhado por esses adiamentos.

O Cavalo de Aço...
... e algumas equipes estão sendo prejudicadas com os adiamentos de jogos que foram realizados por conta de Moto Club e Sampaio Corrêa estarem disputando, além do estadual, a Copa do Nordeste. Infelizmente, os dirigentes  dos clubes maranhense não lutaram para que os jogos da Copa do Nordeste acontecem no meio de semana como era antes e como acontece com a Copa do Brasil, Sul Americana e Libertadores. Ou seja, os jogos dos estaduais acontecendo nos fins de semanas e essas outras competições no meio de semana. Além disse, a FMF tem grande dificuldade para elaborar a tabela, o que contribui sobremaneira com esse problema de adiamento de jogos. Um dia esperamos que o futebol do Maranhão possa resolver essa situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário