terça-feira, 5 de junho de 2012

Jornalistas demonstram incapacidade de interpretação....

Passam os anos e pelo visto a crônica esportiva do Maranhão, regride cada vez mais quando o assunto é interpretação de regulamentos.

A menos de dois dias da 2ª partida da final do Campeonato Maranhense de 2012, entre Sampaio x Maranhão, alguns cronistas esportivos estão, mais uma vez, levantando uma discussão sobre quem seria o vice-campeão deste ano, caso o Sampaio confirme o título. Isso por que, alguns cronistas esportivos, tanto da capital como do interior do estado, não conseguem ou não querem interpretar corretamente o Regulamento do Campeonato. 

A situação ficou tão chata que obrigou a FMF baixar uma portaria esclarecendo, com muita propriedade, a suposta dúvida. (Clique e veja a Nota: http://www.fmfma.com.br/sitenovo/docs/FMF_04062012_1338842919.pdf).

O Blog já tinha tratado sobre este assunto e no meu entender não existe nenhuma dúvida. O Regulamento é claro, mas só para quem tem a capacidade de interpretá-lo, quando diz que: 
"Caso o campeão do 1° (primeiro) turno for o mesmo do 2° (segundo) turno, para fins de classificação, será declarado Vice-Campeão aquele clube, dentro os demais, que acumular o maior número de pontos ganhos em toda a competição, incluindo os jogos semifinais e finais de cada turno".

Ou seja, somente no caso de uma mesma equipe vencer o dois turnos, é que a equipe que somar o maior número de pontos, será declarado vice-campeão. Isso não aconteceu, por que o Maranhão foi o campeão do 1º turno e o Sampaio do 2º.

Mas, infelizmente, no Maranhão existem as pessoas, inclusive da crônica esportiva, que ficam falando e escrevendo abobrinhas. Não lembro o ano, que tentaram tirar o vice-campeonato do Imperatriz, para dar ao Bacabal, usando esta mesma alegação. Felizmente, a diretoria do Cavalo de Aço acionou o STJD da CBF e garantiu o vice-campeonato daquele ano. A própria FMF homologou o BEC como vice. Hoje, com outra diretoria, demonstra ter mais conhecimento na interpretação do regulamento.

O duro é ter que ler matérias assinadas por cronistas, que tem uma vida dedicada ao esporte do estado, demonstrando  falta de conhecimento para interpretar regulamento.

Texto: Carloto Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário