sábado, 23 de junho de 2012

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 23 de junho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Junho 23, 2012

Fora
Ontem, o prato principal da política imperatrizense não foi a confirmação da candidatura de Carlinhos Amorim (PDT), porque já era favas contadas. A novidade mesmo foi a saída da disputa do ex-prefeito Ildon Marques de Souza. Ele tem problema jurídico para enfrentar, mas o que antecipou a sua eliminação do “campeonato das urnas” foi a questão política. Municiado de táticas vindas do Palácio dos Leões, o técnico do PMDB fechou o jogo no meio de campo para derrotar Ildon na convenção, no próximo dia 30. Na noite de quinta-feira, Ildon manteve um rápido encontro com a governadora Roseana Sarney, quando teve a certeza de que seria derrotado na convenção. Acabava ali a sua pretensão de disputar as eleições de 2012. Ildon está fora, e não sabe se vai participar do pleito apoiando algum candidato. Surgiram comentários de que ele poderia vir a apoiar Carlinhos Amorim, mas nada está definido. Pode inclusive encerrar a carreira política.

No ninho
Com Ildon Marques fora e Antonio Leite também com o nome na lista do TCU, o caminho do PMDB é a coligação com o PSDB, embora em nível nacional os dois partidos estejam em lados opostos. Ontem, o partido decidiu adiar a convenção para o dia 30, mesma data escolhida pelo PSDB.

Imexível
O fechamento do acordo do PMDB com o PSDB reforçou os comentários de que o nome do Pastor Porto (PPS) poderia ser rifado como vice de Madeira. Em visita a O PROGRESSO, ontem à tarde, Porto disse que tudo não passa de boatos. Segundo ele, Madeira lhe garantiu que não há nenhuma possibilidade de mudança. Pastor Porto observa que a própria governadora Roseana Sarney elogiou a escolha do seu nome.

Continua
Ontem à tarde o presidente municipal do PP, Neto da Ampere, garantiu à coluna que o partido vai continuar na base de apoio à reeleição do prefeito Madeira. É que a Executiva estadual teria decidido que o PP fará coligação com o PR em São Luís e em Imperatriz, apoiando o empresário Ribinha Cunha. “Não tem nada disso. Há pouco falei com o Waldir Maranhão (presidente estadual do PP) e nada foi mudado. Vamos realizar convenção dia 30 e oficializar a aliança com o PSDB”, garantiu Neto da Ampere, que é secretário municipal de Esportes.

Firme
O ex-vereador Nival Coelho (Democratas) garantiu ontem que está mantida a candidatura da odontóloga Rosângela Curado à prefeitura. Segundo ele, não haverá recuo e a coligação pode reunir um significativo número de partidos. Acredita, inclusive, que o PMDB poderá integrar a aliança, o que, na verdade, é quase impossível.

No páreo
O ex-prefeito Ney Bandeira afirmou que está apto a ser candidato em Governador Edison Lobão. Havia pendência em relação às contas de 99, mas ele conseguiu uma liminar anulando a sessão da Câmara Municipal em que foram reprovadas as contas, porque não foi citado. “Sou ficha limpa. Vou disputar a eleição”, disse. Ney lidera a coligação PDT-PV-PPS e fará a convenção dia 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário