Imperatriz - Foi realizado durante a semana, na UFMA, a oficina “Perfis: vidas que ensinam”, organizada pelo Projeto Perfis, de pesquisa e extensão, sobre personagens do cotidiano, do curso de Comunicação social com habilitação em Jornalismo, do campus de Imperatriz da UFMA.
Cerca de 30 pessoas participaram dos três dias de oficina, que valorizou o Jornalismo narrativo. Além de jornalistas e estudantes de Jornalismo, estudante do ensino médio e profissionais de outras áreas estiveram envolvidos nas atividades. “Eu quero passar no vestibular e me formar em Jornalismo”, planeja Natália Cristina, de 15 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio na escola estadual Raimundo Soares, que participou da oficina.
O publicou aprendeu um pouco sobre técnicas que ajudam a descobrir características e a escrever textos jornalísticos valorizando as particularidades de cada entrevistado. No último dia da oficina a proposta foi que os participantes escrevessem um perfil sobre um personagem anônimo. Como resultado, surgiram textos sobre idosos, jovens que viveram diversas experiências e um sobre um usuário de drogas. Este último foi escrito pelo investigador da Polícia Civil, Luis Carlos Diniz, que surpreendeu com um trabalho emocionante. “Foi um dos textos mais bem escritos que eu já li. Ele não é do Jornalismo, mas tem muito talento. Essa oficina, como um todo, foi surpreendente”, comemora o professor e idealizador do evento, Alexandre Maciel.
A oficina fez parte das atividades do comando de greve da UFMA, que aderiu à greve nacional da categoria no dia 21 de maio, e continua realizando diversas atividades, que envolvem a comunidade acadêmica e a sociedade de Imperatriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário