sexta-feira, 22 de março de 2019

Coluna Na Marca do Pênalti desta sexta...

Imperatriz - Confira os tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", desta quinta-feira, 21 de março de 2019, do "Jornal Correio", escrita pelo radialista Carloto Júnior.
Radialista Carloto Júnior.

Coluna na Marca do Pênalti
21 de março de 2019

Inaceitável!
Assim é a situação do Campeonato Maranhense na fase de semifinais, onde a Federação Maranhense de Futebol usou todos os argumentos possíveis (e impossíveis) para justificar o adiamento dos jogos para o meio da outra semana. Quando você observa todos os outros estaduais (ou quase todos) iniciando as quartas de final, como por exemplo, o Paulista, Mineiro, Gaúcho e etc. Esses estaduais têm mais clubes que o maranhense, a tabela é respeitada, os jogos acontecem dentro do programado e não se observa adiamento de jogos porque os clubes estão disputando outra competição paralela, como Copa do Brasil, Sul Americana e Libertadores. O Campeonato Paulista, por exemplo, tem 16 equipes, o dobro do Maranhense. Tem Corinthians (Copa do Brasil e Sul Americana), Palmeiras (Libertadores), São Paulo (Pré Libertadores) e o Santos (Copa do Brasil e Sul Americana) e os jogos do estadual não são adiados por conta disso. Os time jogam sempre no meio e nos fins de semana. A mesma coisa acontece com o Campeonato Mineiro e o Gaúcho. Mas, aqui no Maranhão, onde, apenas, duas equipes (eu disse, DUAS EQUIPES) disputam a Copa do Nordeste e a FMF não consegue encaixar os jogos do estadual, sendo necessário o adiamento de jogos. Lamentável!

Moto e Sampaio...
...livres do estadual por 10 dias focam, exclusivamente, na Copa do Nordeste neste e no outro fim de semana, onde acontecem as duas últimas rodadas da fase de classificação. O Moto recebe, neste sábado, o Fortaleza, enquanto o Sampaio vai até João Pessoa enfrentar o Botafogo-PB. Na última rodada, dia 30 (sábado), os papeis se invertem. O Sampaio recebe o Bahia, enquanto o Moto enfrenta o Sergipe, em Aracaju. A situação dos nossos representantes é delicadíssima, já que ambas ocupam a lanterna de seus grupos. No Grupo A, o Sampaio é o último, com, apenas, 1 ponto. Para se classificar para a 2ª fase precisa vencer os dois últimos jogos, chegando aos 7 pontos e torce para que que o Salgueiro (6), CRB e Vitória-BA (5), Sergipe (3) e o Altos-PI (2) não cheguem aos 7 pontos. O Moto Club vive situação idêntica no Grupo B. Com 7 pontos e na 8ª posição, precisa vencer seus dois jogos para chegar aos 13 pontos e torcer para Ceará (12), ABC e Náutico (11), CSA (10), Bahia (9) e Confiança (8) não alcancem os 13 pontos. Ou seja, só um milagre para Sampaio e Moto se classificarem.

A Seleção...
...Brasileira faz o primeiro, dos dois amistosos neste mês de março, na tarde deste sábado, contra a Seleção do Panamá, na cidade do Porto, em Portugal, no estádio Dragão. É uma boa oportunidade de o técnico Tite observar alguns jogadores que vão começar jogando. Casos, por exemplo, do zagueiro Militão, que atuava na lateral direita, no São Paulo, e vai, pela primeira vez, fazer dupla de zaga com Miranda. Outra novidade é Lucas Paquetá que ganha uma chance de começar jogando. Falam que vai ser o 10 da Seleção, na ausência de Neymar, mesmo com características diferentes do astro do PSG. Ele vai formar o meio campo com Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho. Vai ser bem interessante observar esse time sem a presença de Neymar e com jogadores promissores, apesar deles já estarem em grandes clubes da Europa. Mas na Seleção Brasileira a responsabilidade duplica.

Repercutiu...
...positivamente, mas com uma dose de pessimismo, a notícia que dá conta do interesse do Imperatriz sobre os jogadores Aélson (lateral), Eloir e Diego Valderrama (meias) e do atacante Pimentinha. Todos são unânimes em afirmar que se esses jogadores forem contratados, o Cavalo de Aço pode subir de patamar, deixando de ser uma equipe que vai brigar para não cair, para ser uma das equipes que vai brigar pelo acesso para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2020. Aliás, essa é a promessa do presidente do Imperatriz, Adauto Carvalho. Nos casos de Aélson, Eloir e Valderrama, jogadores que já vestiram a camisa do Imperatriz, não será difícil o acerto com eles. O pessimismo acontece com relação ao nome de Pimentinha, jogador que está atuando no Campeonato Paulista, com a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto. Dos 4 jogadores, Pimentinha seria a contratação de maior impacto para o clube. Mas como disse um amigo: “time que quer conquistar grandes objetivos, tem que investir em grandes contratações”. Apesar de torcer, também acho difícil a vinda de Pimentinha. Espero está errado.

4 comentários:

  1. Pimentinha é um grande atacante e goleador. Gostaria de saber se o Presidente pensou ou observou o jogador da Juazeirense que sofreu o pênalti no jogo com o Vasco da Gama pela Copa do Brasil! Pertence ao Bahia e não sei se o Bahia o emprestaria ao Imperatriz sem custos. A Juazeirense está na Série D este ano. É um grande jogador! deu um calor na zaga do Vasco! Seria Interessante sondar o jogador e o Bahia, dono dos direitos do mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Não sei o Scarpino pediu reforços para outras posições! Mas acredito que para disputar a Série C com chances de classificação, precisamos de um Lateral direito, um zagueiro e um lateral esquerdo de categoria que venham para serem titulares ou brigarem por posição! Vale lembrar que Jef Silva atuou na lateral esquerda no Avaí e foi muito bem! não entendo porque o mesmo não é titular no Imperatriz! Na meia ou na lateral esquerda!

    ResponderExcluir
  3. Ireno Mendes (professor em Imperatriz - MA. irenocontador@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Carloto< um jogador muito interessante é o que sofreu o Pênalti no jogo Juazeirense x Vasco. Não sei se o Bahia o liberaria sem custos para o Imperatriz! A Juazeirense disputará a série D este ano. Mas acredito que para o jogador e para o Bahia, disputar a série "C" é mais interessante e vantajoso para o mesmo ganhar maior experiência, já que no momento não tem espaço no time principal do Bahia!

    ResponderExcluir