quarta-feira, 27 de março de 2019

Coluna Na Marca do Pênalti desta quarta...

Imperatriz - Confira os tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", desta quarta-feira, 27 de março de 2019, do "Jornal Correio", escrita pelo radialista Carloto Júnior.
Radialista Carloto Júnior.

Coluna na Marca do Pênalti
27 de março de 2019

Vai ter jogo!
Conforme comentei na Coluna anterior, os jogos das semifinais devem acontecer conforme as datas já divulgadas pela Federação Maranhense de Futebol (FMF). A própria presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), Márcia Pereira, afirmou, dizendo que, das quatro equipes que estão nas semifinais, apenas o Maranhão Atlético Clube (MAC), ainda, não regularizou o seu débito. Ou seja, Moto Club, Imperatriz e Sampaio Corrêa já estão resolveram suas, respectivas, pendências com o Tribunal. Pelo lado do Maranhão, a diretoria divulgou uma nota onde diz que vai esgotar todas as instâncias e, caso, não tenha êxito, vai quitar o débito de R$ 4.300 reais. Pelo andar da carruagem, a novela está com seus dias contados e os jogos vão ser realizados. Já basta de tanta confusão no campeonato deste ano, que parece não ter fim. Agora é esperar que nenhum fato novo apareça para manchar mais, ainda, o estadual deste ano. 

A Seleção Brasileira...
...venceu a República Tcheca, por 3 x 1, de virada, no segundo amistoso do mês de março. No primeiro, o time do técnico Tite havia empatado, em 1 x 1, com a inexpressível, Seleção do Panamá. Apesar de não ter realizado um bom primeiro tempo, onde saiu perdendo por 1 x 0, o Brasil se recuperou na segunda etapa, principalmente, após as entradas de Everton (Grêmio), David Neres (Ajax) e Gabriel Jesus (Manchester City), este autor dos últimos dois gols. Por outro lado, Philippe Coutinho e Lucas Paquetá estiveram abaixo da média. Coutinho, aliás, após sua ida para o Barcelona, o ex-jogador do Vasco caiu muito de rendimento. Tanto que está esquentando o banco no time espanhol. Se não voltar a jogar o futebol que apresentou a Copa do Mundo, Philippe Coutinho é sério candidato a sentar no banco da Seleção Brasileira. Até porque, para a Copa América, Tite deve chamar Neymar, que se recupera de cirurgia no pé, e Vinicius Júnior que acabou sendo cortado dos dois amistosos por conta de lesão. Já David Neres, que substituiu o ex-flamenguista, teve uma belíssima atuação e ganhou pontos com o treinador da Seleção Brasileira. Pode ter cavado uma vaga para a Copa América.

Os principais...
...campeonatos estaduais estão na reta final. O Paulista, por exemplo, realiza a fase de semifinal, com os jogos no fim e meio da próxima semana. Na terça-feira, Santos e Palmeiras confirmaram presença, eliminando o RB Brasil e o Novorizontino. Nesta quarta, São Paulo e Corinthians devem confirmar, também, suas classificações. Isso acontecendo, teremos uma semifinal com a presença das quatro grandes equipes do futebol paulista. No Rio de Janeiro, a Taça Rio (2º turno) vai decidida no domingo. Fluminense, Flamengo, Bangu e Vasco são os semifinalistas. Se o Vasco for o campeão, Flamengo e Bangu vão decidir quem vai para a final com o cruzmaltino. Se Fluminense, Flamengo ou Bangu conquistar a Taça Rio, teremos a semifinal do Carioca com Vasco (Taça Guanabara), o campeão da Taça Rio e mais duas equipes por números de pontos no geral. O Campeonato Gaúcho, também, decide os semifinalistas neste meio de semana, enquanto o Mineiro deve ter mais uma final entre Atlético e Cruzeiro. As duas equipes começam a decidir a vaga na final a partir do próximo fim de semana. O Galo enfrenta o Boa Esporte, enquanto a Raposa pega o América. Diferente das quartas de final, as semifinais serão jogadas em dois jogos. Para fechar, a Copa do Nordeste vai definir, no próximo sábado, as 8 equipes classificadas para a segunda fase. O Fortaleza (1º), com 10 pontos no Grupo A e o Botafogo-PB (1º), com 17 pontos no Grupo B são os únicos classificados, matematicamente.

O Imperatriz...
...precisa conquistar o Campeonato Maranhense 2019 se quiser ter mais tranquilidade no que diz respeito à questão financeira no próximo ano. Sei que o campeonato dos olhos do Cavalo de Aço é o Brasileiro da Série C deste ano, onde a diretoria fala em acesso para a Série B em 2020. Mas não pode esquecer que é através do Campeonato Maranhense que a equipe pode participar da Copa do Nordeste (direta), e da Copa do Brasil, competições que pagam boas premiações para os participantes. Aliás, por falar em Copa do Nordeste, o Imperatriz só voltará a participar desta competição caso seja o campeão maranhense, já que está atrás de Sampaio, Moto e Maranhão no ranking do estado. Na Copa do Brasil, ainda tem a chance de participar se for o vice-campeão maranhense, igual o ano passado. Por isso é que o time precisa está focado e colocar na cabeça que os dois jogos com o Sampaio são verdadeiras decisões. Passando, vai encarar o Moto ou MAC. Se for o Moto, o segundo jogo da decisão será em São Luís. Se for o MAC, o Imperatriz decide aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário