sexta-feira, 1 de junho de 2012

DIA DA IMPRENSA

A história do nosso país impressiona com bravas lutas e conquistas. E, a imprensa brasileira criada em 1808, tem sido destaque, principalmente, ao relatar e participar dos acontecimentos e transformações sociais. O dia da imprensa que antes era comemorado dia 10 de setembro, a partir de 1999, passou a ser comemorado, no dia 1º de junho, por força da lei nº 9.831, de 13 de setembro de 1999.

A imprensa faz parte do dia-a-dia da população. É grande alicerce em prol do progresso e desenvolvimento do país. Em meio ao anseio do povo, em todas as regiões, estados e municípios, a imprensa busca irmanar forças nas constantes lutas de causas sociais, diversidades de idéias e dos direitos humanos e promovendo avanços no meio político brasileiro. O Maranhão e o município de Imperatriz, também estão incluídos neste contexto, tendo a imprensa como participante da vida ativa de seu povo e de seu tempo.

Os profissionais que têm a missão de bem informar, alcançam o prestígio social e institucional, além de cuidar da valorização do povo, de sua cultura e seus valores. Em meio a tudo isso, nossos profissionais ainda convivem com atitudes outras, vindas por parte da classe patronal, detentora das concessões públicas, entregues maioria das vezes a políticos, muitos entre eles, insistem em tirar o direito de expressão dos trabalhadores que só querem mostrar a notícia com transparência.

Sabemos que as dificuldades são muitas. Às vezes arriscamos a própria vida, como prova, temos um número alarmante de jornalistas assassinados no mundo inteiro e o Brasil está incluído neste contexto - o Maranhão sabe muito bem disso com o recente assassinato do companheiro Décio Sá. Apesar dos pesares, acreditamos na redemocratização da imprensa no país e a internet pode ser o caminho mais curto para essa conquista.

Com o avanço tecnológico e por meio das redes sociais a notícia ganha maior agilidade, rompe distâncias e amplia laços entre as civilizações. Neste dia tão especial, parabenizamos todos nossos profissionais, homens e mulheres, destemidos e guerreiros, que não se curvam diante das barreiras. Parabenizamos ainda, os investidores, todos aqueles responsáveis pela manutenção da imprensa e a sociedade, alvo principal no alcance e das mudanças. A todos, Parabéns!

Ozias Sousa Lima (Pânfilo)
Presidente da Associação de Imprensa da Região Tocantina - AIRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário