terça-feira, 31 de outubro de 2023

Arbitral define forma de disputa do Maranhense 2024

Representantes de clubes participam, via online, do Arbitral.
(Foto:
FMF)

São Luís - Conforme divulgado anteriormente, aconteceu na tarde desta terça-feira (31), a reunião do arbitral do Campeonato Maranhense 2024. 

O Arbitral, realizado em formato online (não me conformo com esse método), contou com a presença dos representantes das oito equipes que vão disputar a Série A do próximo ano: MAC (Carlos Eduardo Almeida-Presidente), Moto (Carlos Eduardo Maciel-Vice), Sampaio (Perez Paz-Vice), Cordino (Amarildo Rodrigues-representante indicado pela presidência), Pinheiro (Joanderson Melônio–Vice), Chapadinha (Sérgio Braz–representante indicado pela presidência), Tuntum (Carlos Oliveira Junior–Presidente) e Imperatriz (Wagnner Ayres-Presidente), além dos representantes da FMF (Hans Nina-Vice-presidente de competições, e Márcio Biguá-Vice-presidente de Assuntos Jurídicos).

O assunto principal no Arbitral foi a forma de disputa do estadual de 2024, Duas propostas foram colocadas na mesa. Uma, defendida por Sampaio, Moto, Chapadinha e Cordino, que sugeria um campeonato de pontos corridos, com jogos de ida e volta, com a final entre os dois primeiros colocados, em jogo único. A segunda proposta, encabeçada pelo Imperatriz, Maranhão, Pinheiro e Tuntum, sugeria o estadual, também, de pontos corridos, com jogos de ida e volta, mas classificando os 4 primeiros para semifinais, também, em ida e volta e os classificados realizando a final, também, em dois jogos.

O vice-presidente de Competições da FMF, Hans Nina, lembrou a todos que, em qualquer um dos formatos, o início do campeonato, provavelmente, terá que ocorrer antes da primeira quinzena de janeiro, devido as datas a serem disponibilizadas pela CBF, e a participação de clubes maranhenses na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Foi ponto pacífico, entre todos que, com a não realização da Copa FMF, um campeonato mais longo faz-se necessário, para manter os clubes por mais tempo em atividade.

Ao final, ficou definida a primeira fase em jogos de ida e volta (unanimidade) e a realização das semifinais e final (voto da Federação, considerando o aspecto competitivo, divulgação e a presença de público em jogos finais). 

Pendência
A pendência a ser sanada ficou quanto a quantidade de jogos nas semifinais e final (1 ou 2 partidas), com a resolução ser concluída após a análise de datas disponíveis.

Vagas competição da CBF
Também foi unanimidade a distribuição das vagas em competições nacionais para mais equipes da competição. Em resumo, caso o primeiro e segundo colocados tenham vaga em alguma divisão do Brasileiro, (seja B ou C) e permaneça a terceira vaga da Copa do Brasil, o terceiro colocado escolherá se disputa a Série D ou Copa do Brasil, e a vaga remanescente ficando para o quarto colocado. Assim, mais clubes terão oportunidade de disputar competições nacionais, além de manter uma competividade maior ao longo da competição, com a decisão acerca de título, vagas e rebaixamento.

Uma nova reunião, ode será batido o martelo quando as indefinições, deve acontecer no próximo dia 09 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário