sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.

Bastidores
Novembro 1, 2013

Vem barulho
A situação já gosta de montar palanque para a oposição. Depois de deixar criar a CPI da Caema, embora tendo 17 dos 21 vereadores, agora pode dar mais um discurso para a oposição. Segundo consta, seria apresentado um projeto que acabaria com a eleição direta de diretor nas escolas municipais. O diretor passaria a ser escolhido pelo Executivo. Se isso realmente acontecer, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (Steei) promete fazer muito barulho. Seria mais um palanque para os adversários. O presidente do sindicato, Wilas de Moraes, está conversando com os vereadores. Comentou-se que o projeto havia sido enviado à Câmara pelo prefeito em exercício Pastor Luiz Porto. Ele imediatamente procurou desmentir os comentários. A iniciativa seria de um vereador. Se foi a mando do Executivo, não se sabe.

Faltando duas
O vereador José Carlos Soares Barros anunciou da tribuna, na sessão de ontem, que já tinha conseguido 12 assinaturas para solicitar a extinção da CPI da Caema. O vereador Antonio José, que assinou o requerimento pedindo a CPI, afirmou que, se a mesma for inconstitucional, retira a assinatura. Zé Carlos precisa de 2/3 para arquivar. Pelo jeito, a CPI da Caema poderá ir mesmo de água abaixo...

(In)segurança
O vereador Raimundo Roma propôs a realização de uma audiência pública para discutir o problema da violência na cidade. Ele quer a participação do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes. Roma defende melhorarias na estrutura do aparelho policial, especialmente da Polícia Civil, com mais agentes e delegados.

Morte
Ontem foi o sétimo dia da morte do comerciante Emídio Lima, o “Bigode”. Até agora a polícia não conseguiu pista que possa levá-la ao matador. Espera-se que não seja mais um crime impune.

E...
Falando nisso, a polícia ainda não anunciou os nomes dos acusados de envolvimento no assassinato do professor Iron Vasconcelos, morto em julho deste ano.

Acidentes
A violência no trânsito também assusta em Imperatriz. Segundo dados do SAMU, no mês de outubro, até o dia 30, haviam sido registrados 246 acidentes, com 290 vítimas, sendo 6 fatais. Chama a atenção o fato de que 87% dos acidentes tiveram envolvimento de moto. A grande maioria dos acidentes não é por falta de sinalização. É a imprudência dos motoristas, com avanço de preferencial.

Ações
Depois do ex-prefeito Vá Batista, denunciado pela 6ª Promotoria de Justiça de Imperatriz no último dia 14 por não realizar prestação de contas de convênio de Vila Nova dos Martírios com a Secretaria de Estado das Cidades, agora é a vez de outro ex-prefeito daquele município, Wellington Sousa Pinto, ser alvo de ação do Ministério Público. O promotor Albert Lages Mendes, titular da 6ª Promotoria de Justiça, ofereceu Denúncia contra Wellington pela ausência de prestação de contas do Convênio nº 52/2012, firmado em fevereiro de 2012 com a Secretaria de Estado da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário