terça-feira, 26 de novembro de 2013

UFMA trata sobre o trânsito de Imperatriz...

Imperatriz - A partir de hoje até o dia 29 de novembro será realizado, na UFMA, campus Centro, aqui em Imperatriz, a III Jornada de Ciências Humanas, promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências Humanas. O evento terá como tema “Tramas e Práticas Urbanas: desafios de mobilidade e acessibilidade nas cidades de médio e grande porte”. A jornada se propõe a refletir sobre a questão da mobilidade urbana, apontando para a necessidade da adoção de políticas públicas de melhoria do trânsito, como condição de apropriação e não de segregação do espaço urbano.

Para o coordenador geral do evento e professor do curso de Licenciatura em Ciências Humanas,  Agnaldo Silva, a jornada busca propiciar um espaço de reflexão sobre a cidade, não de forma teórica, mas na sua dinâmica e prática, considerando-se as configurações do espaço urbano, a partir do trabalho, do trânsito e da acessibilidade. 

Além disso, visa compreender as tramas e práticas urbanas a partir de uma perspectiva interdisciplinar, integrando os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas com os demais participantes, sobretudo os membros de movimentos sociais de outras organizações da sociedade civil organizada, de forma a não apenas pensar e repensar a cidade, mas contribuir para torná-la mais inclusiva e acessível.

A proposta da Jornada é ser um espaço de discussão e reflexão entre professores, pesquisadores, juristas e membros de movimentos sociais sobre as questões de mobilidade e acessibilidade nos centros urbanos, em Imperatriz. Segundo o professor Agnaldo, todas as falas serão no sentido de refletir sobre a cidade, obviamente, pensando em melhorias e não apenas pensar a cidade de forma abstrata, propor alternativas para melhorar o trânsito e a acessibilidade de Imperatriz, para que se torne uma cidade mais inclusiva.

As inscrições para participar da III Jornada de Ciências Humanas estão sendo feitas no pátio da UFMA, campus Centro, nesta terça-feira, das 9 às 17 horas. Os interessados também podem fazer a sua inscrição no pátio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), das 8 às 15 horas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário