quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira.

Bastidores
Novembro 6, 2013

Recuou
Tomar decisões sem medir as consequências dá nisso. Diante da pressão de correligionários e dos próprios professores, na sessão de ontem o vereador João Francisco Silva anunciou a retirada da Proposta de Emenda à Lei Orgânica que acabava com a eleição direta para os diretores das escolas municipais. O tiro no pé dado por Silva só lhe trouxe desgaste perante a classe e de tabela atingiu o prefeito Sebastião Madeira, embora não tivesse orientado o vereador a apresentar a proposta. A oposição é que gostou, pois recebeu da situação um palanque armado para fazer a sua média junto aos professores. Aliás, ultimamente os vereadores da situação só têm dado discurso aos oposicionistas, que agradecem, afinal não estão tendo muita brecha para bater no Executivo diante do grande volume de obras em andamento na cidade e a aprovação do governo. Mas a oposição está tendo na situação chance para levantar a bola e ela fazer o gol, como foi no caso da aprovação da CPI e a proposta de acabar com a eleição direta de diretor de escola.

Inconstitucional
Antes de anunciar a retirada da emenda, João Silva fez um discurso observando que a proposta estava de acordo com o texto constitucional, lembrando que o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou entendimento de que as eleições diretas para provimento de cargos comissionados nas diretorias de escolas públicas é inconstitucional. Silva lamentou que não estivesse presente um assessor jurídico do STEEI para debater com ele o assunto.

Pedido
A deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB) pedirá à governadora Roseana Sarney a criação do Centro de Ressocialização Homem Agressor, em Imperatriz. Ela atende solicitação da rede de proteção à mulher em situação de violência. Gardênia lembrou que esta necessidade já foi exposta quando da realização da CPI criada para tratar da questão da violência contra a mulher.

Transplante
Além de entregar a Unidade Móvel de Combate ao Câncer, no próximo dia 8, sexta-feira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vai anunciar a realização de transplante renal em Imperatriz. O primeiro procedimento seria feito no dia da sua visita, mas já foi descartado.

Interdição
Moradores da rua Dom Pedro II, já próximo à ponte Dom Felippe Gregory, estão protestando contra o estado em que se encontra o trecho da artéria. Depois que foi feito o acesso à ponte, o fluxo de veículos aumentou naquela rua, com os moradores reclamando da poeira e dos buracos. Por isso, resolveram interditar a via. A prefeitura promete pavimentar o trecho.

Cassação
Ontem o TRE-PA cassou, por três votos a dois, o mandato do prefeito de Marabá, João Salame, por suposta prática de abuso do poder econômico. Só que não foi na campanha para prefeito, e sim para deputado estadual, em 2010. O prefeito vai recorrer ao TSE, com pedido de liminar. O vice-prefeito, Luiz Carlos Pies (PT) , divulgou nota lamentando o que considera uma equivocada decisão do TRE-PA. “Manifestamos nossa solidariedade e fidelidade ao companheiro João Salame. Esperamos contar com o apoio de toda a equipe de governo, dos vereadores e da sociedade marabaense para mantermos todas as ações governamentais, tal qual planejadas, no decorrer das horas e dias em que o prefeito deverá ficar afastado”, afirmou.

Orientar
Os governos federal e estadual realizam amanhã, 7, em São Luís, o Encontro Estadual com Prefeitos do Maranhão. O evento conta com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Terá à disposição dos prefeitos técnicos de doze ministérios, além de representantes da Funasa, Controladoria-Geral da União, Caixa Econômica Federal, Sebrae e Banco do Brasil. O objetivo do Encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário