Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 10 de março de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho.
Bastidores
Março 10, 2013
FPM
Os municípios brasileiros, especialmente os que não têm receita própria, continuam penando. O 1º decêndio de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi creditado nas contas das prefeituras na sexta-feira, dia 8. De acordo com cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor depositado é próximo ao creditado no mesmo período do ano passado. É apenas 4,3% maior em termos nominais. Em termos reais - descontando a inflação do período - o crescimento é de somente 0,5%. A CNM alerta, de acordo com a previsão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o mês de março deve ter uma queda de 32% no repasse do Fundo em comparação a fevereiro. Como se vê, o choro dos prefeitos tem rumo. Não estão inventando desculpas para a falta de realizações.
Apoio
Ontem, um observador político perguntava: - Quem o prefeito Madeira vai apoiar mesmo para deputado federal em 2014? O ex-prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves, ou o deputado Chiquinho Escórcio? Bom, se for pelo apoio que vem recebendo, Madeira escolheria Chiquinho, que tem sido incansável em sua luta por benefícios para a cidade. Na eleição passada, Madeira apoiou Hélio Santos, de Açailândia, que desapareceu do cenário político.
Caldo vai engrossar
O movimento “Fora VBL” promete uma grande manifestação para o próximo dia 17. “Vamos botar nas ruas 4 mil estudantes”, diz um dos integrantes do movimento. Dia 17 é o prazo dado pela prefeitura para que a empresa de ônibus cumpra com todas as exigências constantes no contrato. Se não cumprir, corre o risco de perder a concessão.
Fiscalizar
Vereadores estão preocupados com as obras de um conjunto habitacional. O vereador Rildo Amaral convidou os integrantes da Comissão de Meio Ambiente para, acompanhados do promotor de Meio Ambiente, fazer uma vistoria na obra. Segundo ele, há derrubada de palmeiras e retirada de barro.
Será?
Especula-se em São Luís sobre a possibilidade de o presidente da Embratur, Flávio Dino, sair do PCdoB. Dois caminhos são apontados: o PT e o PSB. Não seria fácil a entrada de Dino no PT, porque ele é pré-candidato a governador e o grupo que comanda o partido quer manter a aliança com o PMDB, indicando novamente o candidato a vice-governador.
Toque de recolher
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4590/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que restringe a permanência de crianças e adolescentes em bares, restaurantes, lanchonetes ou qualquer local público após as 22 horas. A proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), encarrega o juiz da Vara da Infância e da Juventude de, justificadamente, restringir essa permanência caso a criança ou o adolescente esteja desacompanhado dos pais ou responsáveis. Lucena lembra que vários municípios já adotaram a medida.
Em peso
Os 18 deputados federais do Maranhão votaram a favor da derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff à lei que redistribui os royalties do petróleo. O deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) foi escolhido pelo seu partido para acompanhar a votação e apuração. Como escrutinador, Escórcio afirmou que, mesmo com as sucessivas tentativas dos deputados de estados produtores como Rio de Janeiro e Espírito Santo de obstruir a sessão, os deputados e senadores estavam dispostos a pôr fim à novela do veto presidencial à nova lei dos royalties. “Derrubamos o veto e garantimos uma distribuição justa da verba do pré-sal, que não pertence a um ou dois estados, pertence à União e logo pertence a todos os brasileiros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário