sábado, 9 de março de 2013

Bastidores da política deste sábado.....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 9 de março de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Março 9, 2013

Tá esquentando
Coincidência ou não, o certo é que depois que a Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios de Serra Pelada (ADEPAG) fez uma denúncia ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, e este encaminhou-a ao Ouvidor-Geral do Ministério Público do Estado do Pará, José Maria Gomes dos Santos, começou uma mobilização de órgãos federais em Serra Pelada, como Polícia Federal, Ministério da Fazenda, Ministério do Trabalho, Ministério do Meio Ambiente e Ministério de Minas e Energia. De acordo com a ADEPAG, as investigações poderão resultar no cancelamento da portaria de lavra da mina de Serra Pelada, concedida à Colossus, que tem um contrato com a Coomigasp para a exploração do garimpo. “Um contingente fortemente armado da Polícia Federal dá apoio logístico a um grande grupo de técnicos dos referidos ministérios, que atuam no recolhimento de dados pra lá de comprometedores, armazenados em computadores da empresa”, afirma o site da ADEPAG, informando também que “o primeiro setor a ser abordado pelos agentes foi o túnel da mina onde trabalham diariamente cerca de 150 operários. Técnicos ligados ao Ministério do Trabalho, em entrevista com esses funcionários, detectaram inúmeras irregularidades trabalhistas, principalmente no aspecto segurança do trabalho. Foram relatados inúmeros casos de desabamentos no fundo da mina e acidentes com vítimas. Depoimentos foram tomados, inclusive sobre a retirada de ouro da mina, fato que constantemente vem sendo denunciado pelos garimpeiros. Técnicos da Receita Federal levaram documentos que julgam ser essenciais para as investigações sobre crime de sonegação fiscal”. Como se vê, a agitação é grande em Serra Pelada.

12 anos
Ontem foi realizada na Igreja da Sé, em São Luís, uma missa de 12 anos do falecimento do ex-governador Luiz Alves Coelho Rocha. O sertanejo nasceu em Balsas no dia 6 de julho de 1937. Faleceu em 8 de março de 2001. Foi também vereador por São Luís, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Balsas. A passagem de Rocha pelo Palácio dos Leões foi criticada. Administrativamente não deixou saudade.

Olha aí!
Durante a sua visita a Caxias, a governadora Roseana Sarney teve um encontro no hotel com o prefeito Leonardo Coutinho (PSB), seu pai, Eugênio Coutinho, e o ex-prefeito Humberto Coutinho (PDT), adversário dos Sarney. Foram duas horas de conversa. A única testemunha foi o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, pretenso candidato a governador. Tem caroço nesse angu...

Sugestão
O vale-transporte de uma empresa não é aceito por outra empresa em Imperatriz. Com isso, as pessoas têm que comprar vale-transporte nas duas, porque não há regularidade no horário dos ônibus e o passageiro não quer correr o risco de chegar atrasado na escola ou no trabalho. Ontem, um usuário observou que poderia haver um entendimento entre as duas empresas que operam na cidade para que uma receba vale-transporte da outra e haja uma compensação.

Parou por quê?
O vereador Antonio José (DEM) usou a tribuna para reclamar que o setor de titulação da prefeitura não está funcionando. E registrou a presença nas galerias de servidores, que estavam ali exatamente porque o departamento está parado.

Grupo dos 4
A Câmara de Imperatriz tem apenas quatro vereadores de oposição – Carlos Hermes (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB), Aurélio (PT) e Rildo Amaral (PDT). Pouco barulho numa Câmara que tem 21 vereadores. Portanto, 17 da situação. O prefeito Madeira não terá dificuldades...

Destino
Depois de derrubar os vetos à lei que redistribui os royalties do petróleo, o Congresso se debruça agora sobre a medida provisória (592/12) que trata da destinação dos recursos das futuras concessões. O relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), já antecipou que será necessário fazer alterações no texto. A medida provisória editada pelo governo destina 100% desses recursos à Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário