sábado, 9 de março de 2013

Trabalho de professora da UEMA é reconhecido com título..


Imperatriz - No último dia 4, a professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, Herli de Sousa Carvalho, recebeu o título ''Amigo do Centro de Lançamento de Alcântara - CLA''.  Esse título foi concedido às personalidades que, no âmbito de suas atribuições profissionais, manifestam especial carinho para com o Centro de Lançamento de Alcântara e contribuem com ajuda e cooperação para o sucesso do Programa Espacial Brasileiro.

O evento em comemoração do 30º aniversário do CLA, no município de Alcântara, a 421km de São Luís, contou com uma ampla programação com Missa em Ação de Graças, Concerto Sinfônico, Cerimônia Militar e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

O título de "Amigo do CLA" foi concedido à professora da UFMA em reconhecimento às atividades realizadas pelo Grupo ALMA - Alcântara Maranhão: reescrevendo a história dos quilombolas no Maranhão, que tem como objetivo escrever um livro que conte a história e mostre os avanços e tradições das comunidades quilombolas do Maranhão, e ainda assim, tentar contribuir para a resolução de problemas sociais dos moradores. O projeto, que realiza atividades nos eixos de pesquisa e extensão, conta com alunos de sete cursos do campus de Imperatriz, além de representantes do Centro de Cultura Negra Negro Cosme e da Coordenação de Igualdade racial.

Com o objetivo de propor o debate entre o CLA e as comunidades quilombolas, em julho de 2012, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência 2012 (SBPC), realizada na UFMA, o grupo participou de uma mesa-redonda com integrantes apresentando diferentes pontos de vista sobre a questão dos quilombolas. Na oportunidade, participaram, além da coordenadora  do Alma, Herli Carvalho, moradores das comunidades quilombolas, representantes do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Alcântara Cyclone Space (ACS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário