sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta.

Bastidores
Novembro 15, 2013

Números
O prefeito Sebastião Madeira teria em mãos uma pesquisa feita em Imperatriz em torno das eleições de 2014. Pelo levantamento, para deputado federal o vice-prefeito Luiz Carlos Porto aparece com 25% das intenções de voto, seguido de perto pelo deputado Davi Junior, com 23%. Depois vêm Rosângela Curado (15%), Ildon Marques (9%) e Chiquinho Escórcio (8%). Para estadual, o líder é Raimundo Roma (25%), Marco Aurélio (14%), Pádua (10%), Léo (8%) e Carlinhos Amorim (7%). Os números foram repassados por Madeira para o próprio vice-prefeito.

Vetado
Enquanto deputados governistas se surpreenderam com o veto integral da presidente Dilma Rousseff à proposta que disciplinava a criação de novos municípios, oposicionistas apostavam na derrubada do veto pelo Congresso. Na justificativa do veto ao projeto, Dilma Rousseff cita o risco de “expansão expressiva no número de municípios” no Brasil, com criação de gastos extras sem receita suficiente para cobri-las. Segundo Dilma, o Ministério da Fazenda alertou quanto aos impactos negativos do projeto sobre a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica.

Não acredito!
É difícil de acreditar, mas dizem que é verdade. Os moradores do Parque das Palmeiras passaram anos convivendo com lama e poeira. Foram muitos os protestos para mudar aquela realidade. Pois bem, o quadro mudou agora. Falta pouco para que o bairro esteja todo asfaltado. Beleza? Beleza nada! Dizem que tem morador insatisfeito porque com o asfalto aumentou a temperatura do lugar e o calor começou a incomodar. Pode fazer até protesto. Será?!

(In) segurança
Se a própria polícia vai às ruas para reivindicar mais segurança, por causa da morte de membro da corporação, imagine a situação da população, que não tem um canivete na cintura para se defender. Aliás, um oficial da PM acha que a polícia deveria fazer o contrário, nessa hora de crise. “O policial tem é que vestir a farda e ir para as ruas, enfrentar a criminalidade”, disse ele. Realmente, a polícia precisa é agir, inibindo a ação dos bandidos e transmitindo à população um clima de segurança. Quando resolve é protestar, aí a situação só tende a piorar.

E...
Já pensou se toda vez que morresse um policial em São Paulo ou no Rio a polícia fosse para as ruas protestar? Era protesto todo dia, porque lá é raro o dia em que um policial não é assassinado. Mas os policiais também têm suas razões para reivindicar, como melhores salários e condições de trabalho.

Verdade
Está previsto para o próximo dia 20 um ato em memória dos mortos da ditadura militar. O ato, promovido pelo Comitê da Verdade de Imperatriz, acontecerá a partir das 8h na Praça de Fátima. A Comissão Nacional da Verdade estará em Imperatriz neste final de semana. Na manhã de sábado, será ouvido o líder camponês Manoel da Conceição e outros trabalhadores rurais vítimas da ditadura. No domingo (17) estão agendados os depoimentos de Denise, esposa de Manuel da Conceição, e Manoelzinho, filho.

No ataque
Ontem o líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), voltou a ocupar a tribuna da Assembleia Legislativa para reforçar as declarações do seu discurso do dia anterior, quando fez cobranças e lamentou o fato de os colegas de Oposição não se manifestarem a respeito de denúncias contra a administração municipal de São Luís. Após o pronunciamento do deputado Othelino Neto (PCdoB), que rebateu as denúncias contra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, Roberto Costa reforçou, com duras críticas, o modo como a gestão de São Luís vem sendo conduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário