terça-feira, 26 de março de 2013

Bastidores da política desta terça........


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 26 de março de 2013, escrita pelo jornalista, Coló Filho. 

Bastidores
Março 26, 2013

Começou
No próximo ano tem eleição. E como não poderia deixar de ser, já começa a velha cantilena sobre a criação do Estado do Maranhão do Sul, uma bandeira que só é desfraldada na época da caça ao voto. Quem começa a puxar o coro pela divisão do estado é o prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, cujo irmão, vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, é pretenso candidato a senador pelo PSB. Como a divisão se tornou uma bandeira eleitoreira, o povo já nem se empolga mais quando ressurge a campanha pró-Maranhão do Sul. Mas está vindo aí mais uma cruzeta...

Presença
Acompanhado dos secretários Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o governador em exercício, Washington Luiz, participou na noite de ontem da inauguração do Complexo Industrial de Suplemento Mineral de Imperatriz, do Grupo Matsuda. Washington desembarcou às 17 horas no Aeroporto Prefeito Renato Moreira. Retornou a São Luís às 22 horas.

Será?
Ele ainda não se manifestou sobre o assunto, pelo menos publicamente, mas comenta-se que o novo presidente municipal do PSDB, Cândido Madeira, tem a pretensão de se candidatar a deputado estadual. Pelo menos um padrinho político forte ele tem. É o prefeito Sebastião Madeira, que pelo trabalho que vem desenvolvendo vai puxar muito voto para os seus candidatos.

De mala pronta
O médico Igor Lago, ex-presidente regional do PDT, já admite deixar o partido. E como ele podem ir vários integrantes do grupo que era liderado pelo seu pai, o ex-governador Jackson Lago, a maior liderança que o PDT já teve no estado. Igor divulgou carta denunciando o que chama de manobras para reforçar o controle do partido pelo grupo do deputado Weverton Rocha, que tem apoio do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, e do ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Adversários avançam
Um ferrenho adversário da atual diretoria da Coomigasp, Amarildo Gonçalves, liderando a Chapa 3, integrada ainda por José Raimundo Sousa e Hélio Borges, foi eleito com 79,39% dos votos válidos (2.357) para a presidência do novo Conselho Fiscal da Cooperativa. A eleição ocorreu domingo, durante assembleia em que foi rejeitada a prestação de contas do presidente da Coomigasp, Valder Falcão, com 74,71% votando “NÃO” e apenas 25,29% pelo “SIM”. O presidente do Conselho Fiscal promete iniciar na próxima semana uma luta para afastar Valder do comando da Cooperativa.

PCdoB
Ontem, 25, o Partido Comunista do Brasil completou 91 anos. O PCdoB elegeu, nas últimas eleições, 976 vereadores, 87 vice-prefeitos, 57 prefeitos, 18 deputados estaduais e 15 deputados federais. No Maranhão, tem o deputado estadual Rubens Jr. Em Imperatriz tem os vereadores Marco Aurélio e Carlos Hermes. A maior liderança do partido no estado é o ex-deputado federal Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário