sexta-feira, 11 de março de 2016

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 11 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
11 de março de 2016

Boi em pé
Ontem o vereador Hamilton Miranda subiu à tribuna para informar que participou na Assembleia Legislativa de uma audiência pública sobre o futuro da pecuária maranhense e a exportação de bois vivos, também chamado “boi em pé”. Miranda disse que ficou impressionado com o que foi explanado e parabenizou o governo do Estado. Participaram os secretários de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, e Indústria e Comércio, Simplício Araújo, além do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago. Entre o final de novembro de 2015 e início de janeiro de 2016, o Porto do Itaqui realizou três embarques de bois vivos, totalizando 16.588 cabeças de gado, carga oriunda de rebanhos do Pará com destino ao mercado internacional. O Maranhão também exportará boi em pé. Márcio Honaiser observou que “temos 7,8 milhões de cabeças de gado e é possível um equilíbrio entre consumo interno e exportação para outros estados e países”.

Olha aí!
Da tribuna, Hamilton Miranda deixou escapar que pode sair do PMDB. “A semana que vem será decisiva. Há muita conversa e fofoca. E eu gosto. Às vezes solto umas. Estou no PMDB mas tenho conversado com outros partidos”, disse ele. Hamilton filiou-se ao PMDB no dia 2 de outubro do ano passado. No meio fofocal, revela-se que Hamilton estaria propenso a apoiar Marco Aurélio (PCdoB). Vale lembrar que o PMDB tem pré-candidato, o delegado Assis Ramos.

Asfalto
O vereador Adonilson Lima informou que amanhã, sábado, será o “Dia do Mais Asfalto”, com interação em todo o Estado. O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, estará em Imperatriz. Vários municípios da região tocantina já foram beneficiados pelo “Mais Asfalto”, principalmente Imperatriz.

Será?
Após reunião do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e outros senadores peemedebistas com a cúpula do PSDB, o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), informou que os dois partidos vão “caminhar juntos” em busca de “alternativas” para o país. Será que isso vai acontecer mesmo, porque o PSDB tá naquela de “quanto pior, melhor”. A não ser que estejam acertando os ponteiros para uma possível queda do Governo Dilma. Aí, sim, não haveria dúvida de que os dois partidos caminhariam juntos. Mas vale aguardar.

Comunista
Ontem, uma fonte da linha de frente do PCdoB informou à coluna que na próxima semana o vereador José Carneiro Santos, o “Buzuca”, vai se filiar ao partido. Na quarta-feira, as informações correntes na Câmara davam conta que ele iria para o DEM ou PP. Buzuca é mais um que deixa o PSDB. Aliás, todos que se elegeram pelo partido tucano estão saindo – Esmerahdson, Caetana, Terezinha e Buzuca. A legenda vai ganhar o vereador Enoc, que se elegeu pelo PDT.

E...
Resta saber se estes serão bem sucedidos nos seus novos partidos. A maioria saiu porque acha que no PSDB seria mais difícil se reeleger. Só que no PCdoB Buzuca vai enfrentar os vereadores Adonilson Lima e Carlos Hermes, nos quais o PCdoB vai jogar tudo que puder, além de Caetana Frazão. No caso de Esmerahdson, deixou o ninho tucano porque deseja disputar a prefeitura.

Mau agouro
Meio que decepcionado com os vereadores que deixam o partido em busca de ares renovados, um tucano afirmava ontem, parodiando Guimarães Rosa, que mais importante que a partida é a chegada. “Quero ver onde eles vão estar quando for iniciada a Legislatura 2017, na Câmara ou em suas casas?”.

Expectativa
Esse mesmo tucano aposta que o PSDB fará três ou quatro vereadores na próxima eleição. É aguardar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário