quarta-feira, 2 de março de 2016

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 2 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
2 de março de 2016

Olha aí!
O quadro sucessório de Imperatriz começa a se desenhar, com cada personagem já procurando a definição do seu rumo. É o caso dos pré-candidatos a prefeito Rosângela Curado (PDT) e Esmerahdson de Pinho (PSDB). Já consciente de que não terá apoio do PSDB (Madeira) e PCdoB (Flávio Dino), a pedetista está buscando outros aliados para formar o arco de aliança visando a campanha, que começa oficialmente em agosto, após as convenções, que a partir deste ano passam a ocorrer em julho, e não mais em junho. E Esmerahdson, também já consciente de que não emplacará sua candidatura no PSDB, foi a São Luís e acertou a sua filiação ao Democratas (DEM). Ontem à tarde ele confirmou à coluna, adiantando que vai levar dezenas de filiados, vários pré-candidatos a vereador. O vereador poderá ser vice de Rosângela Curado, com quem está conversando desde a semana passada. Ontem, Esmerahdson teve um encontro com o presidente do PP, Waldir Maranhão. Pelo menos cinco partidos já estariam decididos a fazer parte da aliança, liderada pelo PDT.

Será?
Com o racha no grupo do governo, os analistas políticos entendem que o maior beneficiado é o ex-prefeito Ildon Marques (PMN), apontado como um dos favoritos para vencer a eleição. Por isso, acreditam que o governador Flávio Dino ainda fará grande esforço junto ao comando nacional do PDT para que seja reeditada no município a aliança estadual de 2014.

Revoada
O PSDB ficará apenas com um vereador, dos quatro que foram eleitos em 2012. Já levantaram voo do ninho tucano Hamilton Miranda e Caetana Frazão e estão saindo Esmerahdson de Pinho e Buzuca. Só ficará Terezinha Soares.

Bancada
Até o final deste mês, o PCdoB terá a maior bancada da Câmara Municipal de Imperatriz. O partido elegeu Carlos Hermes e Marco Aurélio, que foi eleito deputado estadual e a cadeira foi ocupada pelo suplente Adonilson Lima. Agora a sigla ganhará mais três vereadores – Caetana Frazão, Enoc Serafim e Eudes. O segundo está deixando o PDT e o terceiro o PTdoB.

Especulação
Com as evidências cada vez mais fortes de que o deputado Marco Aurélio será candidato a prefeito, aumenta a possibilidade do PSDB não lançar candidatura própria para apoiar o comunista, com direito a indicar o vice. E nomes já começam a ser especulados. Por enquanto, fala-se no empresário Liberato Rodrigues de Moraes, que inclusive já se desincompatibilizou do cargo de secretário municipal da Secretaria da Fazenda e Gestão Orçamentária (SEFAZGO), e da secretária da Mulher, ex-vereadora Conceição Formiga.

E...
Há a possibilidade do substituto de Liberato na SEFAZGO ser o secretário-adjunto Francisco Jerfeson Alves de Sousa.

No páreo
Está redondamente enganado quem pensa que o jornalista Elson Araújo está brincando de ser pré-candidato. Como fogo de monturo, ele está trabalhando calado, fazendo visitas, ganhando apoios e formando uma grande equipe de amigos para ajudá-lo. Nos próximos dias, Elson deixa a Assessoria de Comunicação da prefeitura, quando passará a se dedicar exclusivamente ao projeto de chegar ao Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. Tem chances.

Mudanças
Ontem o governador Flávio Dino aceitou pedido de demissão da secretária da Educação, Áurea Prazeres, que estava sem apoio do PDT. O substituto será o advogado Felipe Camarão, que estava na SEGOV. A secretaria ficará a cargo do advogado Antônio Nunes, atualmente no Departamento de Trânsito do Maranhão. Indicada pelo PDT, Larissa Abdalla Brito, advogada, será a nova diretora-geral do DETRAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário