quinta-feira, 17 de março de 2016

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 17 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
17 de março de 2016

Reações
As filiações ao PSB da deputada Eliziane Gama e do ex-prefeito Ildon Marques estão causando um “furdunço” no partido, tanto em São Luís quanto em Imperatriz. Com apoio do senador Roberto Rocha, os dois ingressaram na sigla por Brasília, já que o comando estadual é contra. Na capital, a entrada de Eliziane causou ciumeira porque a sigla já tinha o deputado estadual Bira do Pindaré como pré-candidato a prefeito. Em Imperatriz, a advogada Rosi Vicentini tinha a promessa de ser a pré-candidata. Ela é presidente da Comissão Provisória. O professor Eduardo Palhares, que integra a Executiva estadual, disse à coluna que “o projeto de Roberto Rocha não tem guarida no partido. A filiação de Ildon foi uma imposição. O que Roberto almeja é intervenção no diretório estadual, assumindo a sua direção, e começar através do controle do PSB a rearticulação do combalido mas não extinto grupo do Sarney. Isso passa pela eleição de Ildon e de Eliziane Gama. E dessa forma Roberto Rocha estará se credenciando a candidato a governador em 2018”. Em São Luís, o deputado José Reinaldo teria reagido contra o ingresso de Eliziane para ser candidata. Como se vê, o clima será quente nestes dias no ambiente socialista.

Filiações
Indiferente à insatisfação reinante no partido, o comando nacional oficializaria, ontem, a filiação de Ildon Marques, e está marcado para hoje um evento em Imperatriz, com as presenças de Roberto Rocha e o deputado André Fufuca (PP). Na oportunidade, haverá filiações de pré-candidatos a vereador. Consta que o vereador Chiquim da Diferro assinará a ficha, deixando o PR. O ato acontecerá no plenário da Câmara Municipal, a partir das 17h.

E...
Comenta-se que estaria havendo uma queda-de-braço no PP local. O presidente da sigla, Neto da Ampere, pretende apoiar Ildon Marques. Já o vice, Paiva, prefere Marco Aurélio (PCdoB). Com Waldir Maranhão no comando do PP no Estado, pode-se esperar tudo. Por enquanto, a tendência é se coligar com o PSB, mas...

Fora do ninho
Durante a sessão de ontem, o vereador José Carneiro Santos (Buzuca) confirmou a sua saída do PSDB. Quanto ao novo partido, informou que até amanhã estaria decidindo. O caminho pode ser o PCdoB. Buzuca deixou claro que a sua saída do PSDB não significa que romperá com o prefeito Madeira. “Ele continuará tendo o meu apoio”, garantiu.

Revoada
Dos quatro vereadores que se elegeram pelo PSDB, apenas um continuará no ninho tucano. É a vereadora Terezinha Soares. Saíram Esmerahdson de Pinho, Caetana Frazão e Buzuca. Mas a sigla pode ganhar o vereador Enoc Serafim, já fora do PDT.

Saiu
O deputado César Pires (DEM) anunciou ontem o seu desligamento do Democratas (DEM) e a filiação ao Partido Ecológico Nacional (PEN). Segundo o deputado, sua decisão de deixar o DEM foi motivada por questões meramente pessoais. O DEM, ex Partido da Frente Liberal (PFL), foi o primeiro partido do parlamentar, cujo ingresso deu-se no ano 2000, e pelo qual conquistou quatro mandatos de deputado estadual.

Olha aí!
Na sessão de ontem, o vereador Raimundo Roma usou a tribuna para denunciar que o Plantão de Farmácia não está sendo respeitado. São apenas quatro farmácias por noite para uma cidade do tamanho de Imperatriz. E mesmo assim não funciona o plantão. Roma quer providências das autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário