Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 9 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso. |
Bastidores
9 de março de 2016
Vice
Com o indício cada vez mais forte do PSDB não lançar candidatura própria, cresce a possibilidade de uma aliança PSDB e PCdoB para disputar a prefeitura de Imperatriz, tendo o deputado estadual Marco Aurélio como cabeça de chapa. Nesse caso, caberia aos tucanos a indicação do vice. E na bolsa de apostas, o nome do secretário municipal de Trânsito, Cabo J. Ribamar, aparece como um forte candidato. J. Ribamar é militante histórico do PSDB, pelo qual já foi vereador e assumiu no ano passado o comando da legenda, tendo toda confiança do prefeito Sebastião Madeira, líder dos tucanos.
Dois
O PMDB elegeu apenas um candidato a vereador nas eleições de 2012. Foi Fátima Avelino, que já exercia o terceiro mandato. Mas o partido fechará a atual legislatura com dois vereadores. Além dele, terá o vereador Fidélis Uchoa, segundo informou uma fonte do PMDB. Ele se elegeu pelo PRB e até a semana que vem deverá assinar a ficha do PMDB. Fidélis segue o pré-candidato a prefeito Delegado Assis Ramos, daí a sua decisão de ir para o seu partido.
E...
O PMDB terá um candidato fortíssimo a vereador. É Raulzinho, filho do Pastor Raul Cavalcante, líder da Assembleia de Deus.
Engraçado
Boa parte dos pré-candidatos a vereador parece que não acredita no seu potencial eleitoral. “Não vou para o PMDB porque lá tem candidatos fortes, Hamilton, Fátima Avelino e Raulzinho”, diz um. “No PSDB não dá porque tem o Zesiel, Ricardo, J. Ribamar, Terezinha, Elson...”, afirma outro. E assim por diante. Como se vê, não confiam no taco e ficam procurando partidos que supostamente não têm concorrentes à altura.
Sem pressa
O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), professor Jorge, informou ontem que está esperando o quadro se definir nas outras siglas para tomar uma posição. “Não temos pressa. Sabemos o que queremos”, revela ele, admitindo que o partido pode até lançar candidatura própria. Perguntado sobre uma aliança com o PCdoB, Jorge observou que o obstáculo seria o PSDB, caso venha a se coligar com a legenda comunista. PT e PSDB são água e óleo, por causa da conjuntura nacional.
ICMS
O governador Flávio Dino apresentou à Assembleia Legislativa do Estado projeto para que repartição do ICMS entre municípios leve em conta a qualidade da educação. A proposta, segundo o governo, é que ICMS educacional comece a valer em 2017, “valorizando os esforços de quem luta por educação melhor”.
Mulher
“O Maranhão que nós queremos, com mais justiça, será um estado que as mulheres têm seus direitos plenamente reconhecidos”. A afirmação é do governador Flávio Dino, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na mensagem, Flávio Dino também garante a continuação de ações essenciais para as mulheres maranhenses em 2016.
Acordando
O PSD começou a se movimentar no Maranhão. A sigla está buscando fortalecimento para as eleições. Em Timon, o deputado estadual Alexandre Almeida foi eleito presidente municipal durante convenção e vai disputar a eleição. O parlamentar foi destacado em discursos do presidente nacional da legenda, ministro Gilberto Kassab, e pelo presidente regional, deputado federal Cláudio Trinchão. Só que em Imperatriz o PSD ainda está acéfalo desde a saída do vereador Hamilton Miranda, que foi para o PMDB. Como Trinchão é ligado a Ildon Marques, possivelmente a sigla vai apoiá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário