quarta-feira, 9 de março de 2016

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 9 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
9 de março de 2016

Vice
Com o indício cada vez mais forte do PSDB não lançar candidatura própria, cresce a possibilidade de uma aliança PSDB e PCdoB para disputar a prefeitura de Imperatriz, tendo o deputado estadual Marco Aurélio como cabeça de chapa. Nesse caso, caberia aos tucanos a indicação do vice. E na bolsa de apostas, o nome do secretário municipal de Trânsito, Cabo J. Ribamar, aparece como um forte candidato. J. Ribamar é militante histórico do PSDB, pelo qual já foi vereador e assumiu no ano passado o comando da legenda, tendo toda confiança do prefeito Sebastião Madeira, líder dos tucanos.

Dois
O PMDB elegeu apenas um candidato a vereador nas eleições de 2012. Foi Fátima Avelino, que já exercia o terceiro mandato. Mas o partido fechará a atual legislatura com dois vereadores. Além dele, terá o vereador Fidélis Uchoa, segundo informou uma fonte do PMDB. Ele se elegeu pelo PRB e até a semana que vem deverá assinar a ficha do PMDB. Fidélis segue o pré-candidato a prefeito Delegado Assis Ramos, daí a sua decisão de ir para o seu partido.

E...
O PMDB terá um candidato fortíssimo a vereador. É Raulzinho, filho do Pastor Raul Cavalcante, líder da Assembleia de Deus.

Engraçado
Boa parte dos pré-candidatos a vereador parece que não acredita no seu potencial eleitoral. “Não vou para o PMDB porque lá tem  candidatos fortes, Hamilton, Fátima Avelino e Raulzinho”, diz um. “No PSDB não dá porque tem o Zesiel, Ricardo, J. Ribamar, Terezinha, Elson...”, afirma outro. E assim por diante. Como se vê, não confiam no taco e ficam procurando partidos que supostamente não têm concorrentes à altura.

Sem pressa
O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), professor Jorge, informou ontem que está esperando o quadro se definir nas outras siglas para tomar uma posição. “Não temos pressa. Sabemos o que queremos”, revela ele, admitindo que o partido pode até lançar candidatura própria. Perguntado sobre uma aliança com o PCdoB, Jorge observou que o obstáculo seria o PSDB, caso venha a se coligar com a legenda comunista. PT e PSDB são água e óleo, por causa da conjuntura nacional.

ICMS
O governador Flávio Dino apresentou à Assembleia Legislativa do Estado projeto para que repartição do ICMS entre municípios leve em conta a qualidade da educação. A proposta, segundo o governo, é que ICMS educacional comece a valer em 2017, “valorizando os esforços de quem luta por educação melhor”.

Mulher
O Maranhão que nós queremos, com mais justiça, será um estado que as mulheres têm seus direitos plenamente reconhecidos”. A afirmação é do governador Flávio Dino, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na mensagem, Flávio Dino também garante a continuação de ações essenciais para as mulheres maranhenses em 2016.

Acordando
O PSD começou a se movimentar no Maranhão. A sigla está buscando fortalecimento para as eleições. Em Timon, o deputado estadual Alexandre Almeida foi eleito presidente municipal durante convenção e vai disputar a eleição. O parlamentar foi destacado em discursos do presidente nacional da legenda, ministro Gilberto Kassab, e pelo presidente regional, deputado federal Cláudio Trinchão. Só que em Imperatriz o PSD ainda está acéfalo desde a saída do vereador Hamilton Miranda, que foi para o PMDB. Como Trinchão é ligado a Ildon Marques, possivelmente a sigla vai apoiá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário