quarta-feira, 30 de março de 2016

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 30 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
30 de março de 2016

Humanistas 
Confirmado. A Executiva Municipal do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) estará realizando, nesta quinta-feira, 31 de março, Plenária de filiação e atualizações políticas. A programação acontece no Plenário da Câmara Municipal, às 18 horas. Os humanistas já estão se movimentando visando as eleições 2016 em Imperatriz. Várias reuniões já aconteceram com a presença do pré-candidato a prefeito, Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil. Os encontros são realizados todas as segundas-feiras, sempre após as 19 horas. Chico Brasil já tem uma proposta de governo pronta para colocar em prática, numa eventual vitória ao cargo de prefeito do segundo mais importante município maranhense. Em Imperatriz, o PHS é presidido pelo advogado Antônio Torres. No Maranhão, o partido tem como presidente o deputado estadual Carlinhos Florêncio. A Executiva Nacional vem trabalhando no sentido de dobrar o número de deputados federais e ter uma bancada com mais força no Congresso Nacional.

De novo!
O fogo amigo continua acontecendo nas sessões da Câmara Municipal de Imperatriz. Ontem, como não poderia deixar de ser, os vereadores Carlos Hermes (PCdoB) e João Silva (PRB) voltaram a trocar farpas. Silva, que é líder do Governo Madeira, não poupou críticas ao governo Flávio Dino, destacando que escolas estaduais, como o Graça Aranha e o Dorgival Pinheiro, estão abandonadas. E denunciou que Hermes tem familiares empregados no Hospital Regional. 

Reação
O vereador do PCdoB reagiu, dizendo que Silva terá que provar, no entanto, admitiu que tem uma irmã no HR, “e não, um monte de familiares”. Carlos Hermes ressaltou que tem respeitado o prefeito Madeira, aliado de Flávio Dino, entretanto acabou revelando problemas no sistema de saúde municipal, afirmando que há pelo menos dois médicos dispostos a entregar o cargo. E cobrou a demissão do filho de Silva, que é secretário da Juventude. O Ministério Público aponta nepotismo. Hermes ainda chamou Silva de arcaico, oriundo do grupo Davi.

Aliança 
O PSL está próximo de fechar aliança com o PDT. “Ainda não houve casamento. Por enquanto só namoro”, afirmou o vereador Raimundo Roma, líder do PSL na cidade. O fotógrafo e blogueiro Antonio Pinheiro, pré-candidato a vereador, admite deixar o partido caso decida apoiar a pré-candidata Rosângela Curado (PDT). Ele defende a pré-candidatura de Marco Aurélio (PCdoB).

Olha aí!
Com o título acima, a coluna veiculou a informação (fornecida por fonte crível) de que o PSDB de Imperatriz teria sido oferecido ao pré-candidato Ildon Marques, por meio do senador Roberto Rocha, foi questionada na manhã de ontem: um tucano-mor perguntou: mas não é o senador membro do PSB? Para ele, o PSDB não está à deriva e nem é espólio. 

“Plumagem”
Deputado por 4 mandatos e primeiro prefeito reeleito da história de Imperatriz, Madeira é desde a primeira hora filiado ao PSDB, onde chegou ao posto mais alto na estrutura da formação política que é a presidência do ITV – Instituto Teotônio Vilela, órgão pensante e divulgador da doutrina tucana, do qual atualmente faz parte como membro nacional. Ou seja – continua – Madeira tem “plumagem” entre o alto tucanato, tanto pela fidelidade como pelo trabalho prestado e dificilmente levaria uma bicada traiçoeira.

De resto
Finalizando o comentário, nosso interlocutor agradeceu - sem ironias, ressalte-se - o respeito que Ildon Marques possa ter com Madeira, mas não deixou passar despercebido o reconhecimento feito por este de que “não teria o mando de fato” da legenda no município. “O que mostra que o partido ao longo de sua história consolidou nomes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário