terça-feira, 29 de setembro de 2015

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 29 de setembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
29 de setembro de 2015

Esquentando
O final de semana foi rico em movimentação político-partidária envolvendo os pretensos candidatos ao Palácio Renato Moreira (Prefeitura) e Palácio Dorgival Pinheiro de Souza (Câmara). O PMDB, reunido na residência do pecuarista Gladstone Pimenta, deu demonstração de que terá como candidato o ex-deputado federal Chiquinho Escórcio. O PDT reuniu-se para discutir estratégias para as eleições e ovacionar a sua pré-candidata, Rosângela Curado. Sebastião Madeira já dando sinais de que o PSDB poderá ter candidato. Ildon Marques (PMN) esteve em intensa movimentação, assim como o delegado Assis Ramos (PP) e outros pretensos candidatos. O PSL do vereador Raimundo Roma fez reunião na Câmara com filiados e simpatizantes, inclusive recebendo filiações de pré-candidatos a vereador.

Economia
O governador Flávio Dino destacou, ontem, que “cortamos neste ano mais de R$ 60 milhões em gastos supérfluos e assim conseguimos dinheiro para concluir e inaugurar hospitais”, observando que o hospital Jackson Lago, na Baixada, foi concluído, equipado e já está recebendo pacientes, bem como a maternidade inaugurada em São Luís.

Olha aí!
Caso haja o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a consequente chegada do PMDB ao comando da Nação, o ex-deputado Chiquinho Escórcio poderá se fortalecer à sucessão municipal. Ele é próximo do vice-presidente Michel Temer, do qual é assessor especial, tem apoio de José Sarney, que é ligado a Temer, além de grande influência junto a outras lideranças nacionais do PMDB e de outras siglas. Um pacto de coalização do PMDB com partidos que hoje são contra o governo, poderia ter reflexos na sucessão municipal, acontecendo acordos inimagináveis.

Salve-se quem puder
Como eleição é uma guerra, coisas que hoje estão “engavetadas” poderão vir à tona, provocando estragos em candidaturas. Já existem sinais de que isso poderá acontecer aqui na “pacata Vila do Frei”, como diria o saudoso Jurivê.

E...
Com as redes sociais, as eleições de 2016 terão uma novidade rica em ação e talvez pobre em real utilidade, o surgimento de “cientistas políticos” formados em mesas de bares, os quais todo dia vaticinam quem vai ganhar ou perder. Já há pré-candidato dizendo que ao acordar acessa as redes sociais para saber o que ele “disse e pensa”.

Reforços
O PRB, comandado no Maranhão pelo deputado federal Cleber Verde, se fortalece na região para as eleições de 2016. Já foram filiados os prefeitos Zé Dóia (São Francisco do Brejão) e Ivan Antunes (Cidelândia). Também teve a filiação do médico Herik Augusto Costa e Silva, pré-candidato a prefeito de Balsas. Com as presenças dos deputados André Fufuca e Léo Cunha, o partido realizou um encontro no final de semana em Balsas, reunindo várias lideranças, entre prefeitos e vereadores. Em Imperatriz, o PRB ainda não indicou um rumo que tomará em 2016.

Em baixa
Os parlamentares maranhenses não estão bem cotados com a população. De acordo com a última parcial do Prêmio Congresso em Foco, Rubens Pereira Júnior (PCdoB) está na 109ª posição na categoria “Melhores Deputados do Ano” e Roberto Rocha (PSB) em 37º lugar na categoria “Melhores Senadores do Ano”. Mais de 650 mil votos foram computados na 9ª edição, que tem como principal objetivo reconhecer os deputados e senadores melhor avaliados pela população. O prazo para participação se encerrou no último domingo (20/9) e a lista dos congressistas mais votados será divulgada na festa de premiação, que ocorrerá no dia 8 de outubro, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário