Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 1º de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Novembro 1, 2012
DEMISSÃO
O prefeito Sebastião Madeira decidiu suspender o ato de demissão da professora Uiliene Araújo Santa Rosa, que postou no Facebook imagem de alunos da escola Guilherme Dourado usando guarda-chuva na sala de aula para se proteger de goteiras. Só que o estrago já havia sido feito. O leite já estava derramado. O caso ganhou repercussão nacional depois da demissão. Estava passando despercebido, mas caíram na besteira de “punir” a professora, demitindo-a. A decisão de readmiti-la é praticamente uma confissão da prefeitura de que a professora estava certa. O vexame poderia ter sido evitado. Mas não tiveram prudência. Não imaginavam a repercussão que geraria. E deu no que deu.
Alvo
Como não poderia deixar de ser, escolheram um para bode expiatório no caso da professora. O bombardeio está centrado no secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, e até aliados se aproveitam para fritá-lo. Mas não será esse caso que derrubará Zesiel. Se um dia Madeira resolver tirá-lo, será por outro motivo...
Opinião
Ontem, um atento observador comentava: “O vereador Alberto Souza está sendo injustiçado ao ser apontado como ‘inimigo’ de Madeira. Deve-se lembrar que ele chegou até a ser criticado por ser um defensor intransigente de Madeira e seu governo. É leal a Madeira como foi a Jackson Lago".
E completa: “O que existe é ciumeira, porque Madeira vai abrir uma vaga na Câmara para Alberto Souza, ou colocá-lo em sua secretaria”. Como se sabe, o vereador não se reelegeu, ficando na primeira suplência.
Lutando
Queiram ou não, o deputado Francisco Escórcio vem fazendo a diferença. Nunca um parlamentar lutou tanto pelos interesses de Imperatriz como ele. E Escórcio não teve votação aqui que o levasse a ter tanto estímulo para brigar pela cidade. Nas eleições que disputou, sempre teve uma baixa votação nesta cidade. Enquanto que os campeões de voto pouco ou nada fizeram até agora para retribuir o apoio que receberam do imperatrizense. Mas 2014 vem aí e vamos ver se dessa vez a luta de Chiquinho será reconhecida...
Contra
Oito deputados da oposição votaram contra o empréstimo de R$ 3,8 bilhões que o Governo do Maranhão está pedindo junto ao BNDES. Entre eles, o deputado imperatrizense Carlos Amorim (PDT). Os recursos são para investir no combate à pobreza e preparar estruturalmente o Estado para receber investimentos. Todos os municípios serão contemplados. “O governo tem pressa em combater a pobreza em nosso Estado e para isso lançará um programa completo, que também irá preparar o Estado para receber grandes investimentos da iniciativa privada”, afirmou o deputado Roberto Costa (PMDB).
Conselho
De olho nas eleições de 2014, o grupo Roseana decidiu formar um Conselho Político. Além dela, integram o Conselho os secretários Ricardo Murad (Saúde), João Alberto (Projetos Especiais), Max Barros (Infraestrutura) e Luís Fernando (Casa Civil). Há ainda o ministro Gastão Vieira (Turismo).
Diplomação
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão já definiu a data, o local e o horário de diplomação dos candidatos eleitos em 2012 em São Luís, durante reunião do desembargador José Bernardo Silva Rodrigues (vice-presidente, corregedor e ouvidor) com o secretário estadual Jura Filho (Turismo) e com o juiz Jamil Aguiar (titular da 76ª zona eleitoral). A entrega dos diplomas acontecerá no dia 18 de dezembro, às 16 horas, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, informou o corregedor, logo após confirmar com o secretário que o local estava disponível para uso do TRE nesta data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário