terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bastidores da política desta terça............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 06 de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Novembro 6, 2012

Cargos para o PT
Especula-se que a ex-deputada federal Terezinha Fernandes (PT) poderá ser escolhida para integrar a equipe do prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PTC). Pretenso candidato a governador, Flávio Dino (PCdoB) vai trabalhar para puxar o PT, hoje aliado de Roseana Sarney (PMDB), e uma das alternativas é colocar petistas na prefeitura da capital. O vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato, inclusive já pediu uma reunião do partido para discutir o rompimento da aliança com o PMDB. Além do vice-governador, Washington Luiz Oliveira, o PT tem alguns petistas no Governo Roseana. Está pintando aí uma briga dentro da sigla, o que não é nenhuma novidade, porque é o que mais acontece entre as alas da estrela...

Cargo à vista
Quem demonstra empolgação com a vitória de Edivaldo Holanda é o vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo (PDT). A partir de 1º de janeiro, ele entrega a cadeira para o Pastor Porto (PPS), novo vice de Madeira, e a exemplo de Terezinha Fernandes poderá ter um cargo na prefeitura da Ilha.

Prorrogação
O Vasco, que não é o time e, portanto, não ficou como vice, ganhou a eleição para prefeito em Ribamar Fiquene, mas o jogo ainda não acabou, porque vai para o tapetão, uma vez que o seu adversário Salomão Filho está ingressando na Justiça Eleitoral com ações acusando-o de supostas irregularidades durante a campanha.

Volta à TV
Enquanto especulam sobre a sua possível ida para uma secretaria municipal ou a sua permanência na Câmara, o vereador Alberto Souza (PP), que ficou na primeira suplência, está focado no seu retorno à TV, com um programa na Band. Ele está correndo atrás de patrocinadores e já conseguiu número significante. Mesmo que seja garantida a sua permanência na Câmara, em 2013, com a saída de um titular para ser secretário, Alberto Souza não deixará o programa.

Mandatos
A partir de 1º de janeiro a Câmara de Imperatriz não terá o vereador Joel Costa, que exerceu seis mandatos, o mesmo número alcançado por Adhemar Freitas, só que os de Joel foram consecutivos. Na próxima legislatura, os vereadores com mais mandatos serão José Carlos Barros e Antonio Pimentel, veteranos que estão voltando depois de quatro anos fora. Vão exercer o quinto mandato.

Violência
No final de semana, pelo menos duas casas foram invadidas por assaltantes. Uma é de um profissional da saúde e outra de um empresário. Isso fora os assaltos nas ruas. Os bandidos estão “de vento em popa”, apesar do trabalho que a polícia vem desenvolvendo, com viaturas nas ruas e prisões.

Posse
Está prevista para hoje a posse de Pedro Fernandes na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e de Hildo Rocha na Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A solenidade será às 11h no Palácio Henrique de La Rocque. Fernandes comandava a Secid. Hildo Rocha vai acumular a pasta de Assuntos Políticos, que já comanda.

Novos municípios
A Câmara Federal poderá votar nos próximos dias o Projeto de Lei que prevê a alteração do parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição Federal e trata das regras para a criação de novos municípios. A informação é do deputado estadual Zé Carlos do PT, membro titular da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia, que na semana passada esteve em Brasília e conversou com o presidente da Câmara, Marco Maia. Na Assembleia Legislativa há dezenas de projetos propondo a criação de novos municípios. O Maranhão já tem 217.

Nenhum comentário:

Postar um comentário