segunda-feira, 13 de junho de 2011

Valéria Macedo e Carlos Amorim pedem Moção de aplauso para Lobão e Ribamar Alves

Na sessão de ontem a tarde (13/06) foi pedido Moção de aplauso ao Senador Edison Lobão (PMDB) e ao Deputado Federal Ribamar Alves (PSB), requerimento assinado pela Deputada Valéria Macedo e pelo Deputado Carlos Amorim, ambos do PDT.

Os Projetos de Decreto Legislativo PDS n.º 2, de 2007 e PDC 231/2011 tramitam pelo Senado e pela Câmara dos Deputados e respectivamente de autoria de Edison Lobão (PMDB) e Ribamar Alves (PSB) e ambos dispõem sobre a realização de plebiscito para a criação do Estado do Maranhão do Sul.

Os pedetistas pediram aplausos institucionais pela iniciativa aos respectivos Projetos de Decreto Legislativo e também lhe sejam hipotecado apoio Institucional por parte da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão.

Valéria disse que “o Projeto de Decreto Legislativo n.º 02/2007 do Senador Lobão (PMDB) já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e conta inclusive com a assinatura da Governadora Roseana Sarney, à época Senadora”.

Nas justificativas do projeto o Senador Lobão diz que o “Estado do Maranhão do Sul que se pretende criar mediante desmembramento de parte do atual território do Estado do Maranhão, compreende uma área de quase 150 mil km2, o que o tornaria o quinto maior estado nordestino, com área territorial maior do que a de outros cinco da mesma região: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe”.

Acrescentou que a “região sul do Maranhão tem fortes relações comerciais com outras regiões do País, o que torna o seu vínculo com a capital do Estado bem menos importante do ponto de vista econômico e vivencial, o que prenuncia o processo de emancipação político-econômico regional, cuja evolução guarda paralelo com o que antecedeu às bem sucedidas criações dos Estados de Mato Grosso do Sul e do Tocantins”.



Fonte: Blog do Dr. Marco Aurélio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário